RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Morre aos 78 anos o radialista Abdo Rogério, lenda do rádio araçatubense

Comunicador faleceu na madrugada deste domingo na Santa Casa de Araçatuba, vítima de câncer, após mais de 50 anos de carreira.

O radialista Abdo Rogério - Foto: Álbum de Família

O mundo do rádio perdeu na madrugada deste domingo, 31, uma de suas maiores referências. Abdo Rogério, aos 78 anos de idade, faleceu na Santa Casa de Araçatuba (SP) em decorrência de um câncer. O comunicador construiu uma carreira de mais de cinco décadas, marcada pela irreverência, criatividade e proximidade com o público.

Natural de Araçatuba, Abdo demonstrou desde jovem sua vocação para a comunicação. Inicialmente, utilizava o nome artístico “Abdo Guimarães”, mas uma sugestão do cantor e compositor Erasmo Carlos mudaria sua identidade profissional para sempre.

O dentista e radialista Juvenal Alves, amigo de infância que acompanhou Abdo até seus últimos dias, relembra o episódio que originou o nome “Abdo Rogério”. Durante uma apresentação em Araçatuba, onde Erasmo Carlos faria um show, Abdo subiu ao palco antes do ícone da Jovem Guarda para se apresentar como cantor.

Foi nesse momento que Erasmo sugeriu a adoção do nome “Abdo Rogério”, considerando-o mais artístico. O araçatubense levou a sugestão tanto para o rádio quanto para a vida pessoal.

Experiência musical e convivência com grandes nomes

Além da carreira radiofônica, Abdo Rogério também se aventurou na música. Chegou a gravar um compacto simples intitulado “Tempestade em Copo d’Água” e conviveu com artistas renomados como Wanderléa, Antônio Marcos e o próprio Erasmo Carlos. Mas foi no rádio que encontrou sua verdadeira vocação e construiu seu legado.

Características profissionais e pessoais

Juvenal Alves, que teve Abdo Rogério como uma de suas referências ao começar a ouvir rádio, descreve o amigo com palavras carinhosas: “humilde, acessível, criativo, presente, solidário, dono de uma memória prodigiosa e um comunicador nato”.

O radialista se destacou em uma época dourada do meio. “Ele foi um dos poucos que fez carreira em São Paulo, em uma época que o rádio tinha uma força tremenda”, relembra Alves, que chegou a trabalhar junto com Abdo na Rádio Cultura AM, em Araçatuba.

Passagens profissionais e bordão marcante

A carreira de Abdo Rogério incluiu trabalhos em importantes emissoras. Em São Paulo, atuou na Rádio Record, além de ter passagem por Campinas. Em sua cidade natal, Araçatuba, trabalhou nas rádios Jovem Luz, Difusora e Cultura, consolidando-se como uma lenda local.

Seus programas musicais eram caracterizados pelo respeito ao ouvinte, que participava ativamente pedindo músicas pelo telefone e sendo prontamente atendido. Sua voz marcante e o bordão “Abdo Rogério, o seu companheiro de todos os caminhos” ficaram gravados na memória de gerações de ouvintes.

Reações ao falecimento

A notícia da morte de Abdo Rogério causou comoção entre colegas e admiradores. O radialista e mesário Antônio Tuim, que trabalhou por mais de 15 anos ao lado do comunicador, chegou a encerrar antecipadamente seu programa dominical na Viva FM neste 31 de agosto ao saber do falecimento.

“Fiquei abalado com a sua partida, foram muitos anos de convivência, ele era um cara que não tinha maldade, vai deixar saudade”, declarou Tuim, demonstrando o impacto emocional da perda.

O radialista Mário Pavan também prestou homenagem ao colega: “Trabalhei muitos anos com ele, era da época dos galãs do rádio, aquela época de ouro. Era uma pessoa muito especial, todo mundo gostava dele. Quem trabalhou com ele, quem o conheceu, admirava o trabalho dele, era um grande profissional. Uma pessoa muito boa, muito querida.”

O corpo de Abdo Rogério foi sepultado na tarde desse domingo, 31, no Cemitério Recanto de Paz, em Araçatuba.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS