O documento com as sugestões debatidas durante os três encontros do evento ‘Conversa no Centro’ foi entregue, na manhã desta sexta-feira (13), às entidades parceiras do projeto, promovido pelo Grupo Thathi de Comunicação, em junho.
Elaborado em parceria com o Instituto Ribeirão 2030 e redação da jornalista Adriana Silva, o documento tem o propósito de ser um instrumento de orientação e sugestão para os futuros legisladores e para o futuro prefeito do município de Ribeirão Preto. O texto é composto por temas sensíveis à luta pela requalificação do centro da cidade.
Receberam o documento: Adriana Silva (jornalista), Paulo César Garcia Lopes (Presidente do SINCOVARP e CDL), Paulo Laimgruber (empresário), Henrique Oliveira (SICRED), Juliana Gasparini (Shopping Santa Úrsula) e Keli Gonçalves (Empresária do Ramo Imobiliário).
No decorrer desta semana, o mesmo documento foi entregue aos prefeituráveis de Ribeirão Preto. O primeiro candidato a receber foi Ricardo Silva (PSD), na segunda-feira. No dia seguinte, André Trindade (União Brasil) compareceu ao estúdio da Rua Mariana Junqueira e também acatou o texto.
Marco Aurélio (Novo) foi recebido na quarta-feira, e Artemízia Torres (Psol), em representação ao candidato Jorge Roque (PT), encerrou a entrega das proposições aos políticos, nesta quinta-feira.
O texto está disponível na íntegra; clique aqui e confira.
Conversa no Centro
O projeto foi uma iniciativa do Grupo Thathi, com o envolvimento de todos os canais do sistema. Foi realizado em três encontros ao longo do mês de junho, marcando as festividades do aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto.
Conduzido pelo jornalista Chico Ferreira, com transmissão ao vivo, o evento reuniu mais de 200 pessoas e 15 debatedores. Os encontros ocorreram na Biblioteca Sinhá Junqueira.
Encontro por encontro
Em 11 de junho, foram convidados: Adriana Levisky (Arquiteta e Urbanista), José Armênio de Brito Cruz (Secretário Adjunto de Urbanismo da Prefeitura de São Paulo), Amauri Francisco Lépore (Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano), Silvio Contart (Presidente do Instituto Ribeirão 2030) e João Paulo Fortes Guimarães (Empresário do Setor Imobiliário).
Na ocasião, os especialistas discutiram a questão imobiliária na região central de Ribeirão Preto, sendo o retrofit o foco principal da discussão. Para assistir ao encontro na íntegra, clique aqui.
No dia 18, foi abordada a convivência no Centro. Para tratar do tema, foram convidados: Flávio Jardim (Diretor Institucional da Associação Viva o Centro de São Paulo), Pedro Leão (agora ex-Secretário Municipal de Cultura e Turismo), Hugo Gutierrez (Chef de Cozinha e proprietário do Restaurante Salamandra), Samir Calixto (Gerente Regional do Sicredi), Paulo César Garcia (Presidente do Sincovarp) e Regina Pessoti (Presidente do Sincomércio).
Sobre o assunto, foram apresentadas maneiras de criar e financiar ações de recuperação, preservação e ocupação do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural localizado no quadrilátero central, além da ocupação de praças públicas com propostas culturais e mais. Para assistir ao encontro na íntegra, clique aqui.
Em 25 de junho, Antônio Duarte Nogueira (Prefeito de Ribeirão Preto), Carlos Gonçalves Pestana Júnior (Major da Polícia Militar) e Alexandre Firmo de Souza Cruz (Médico Psiquiatra) discursaram sobre as pessoas em situação de rua e a segurança. Clique aqui e assista na íntegra.