Evento da USP RP reúne especialistas brasileiros e italianos para discutir direito civil na atualidade

Evento que será realizado no dia 22 de abril, com transmissão on-line, é promovido por unidades da USP em parceria com a Universidade de Camerino, da Itália

Foto: Pavel Danilyuk/Pexels

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, em parceria com a Faculdade de Direito (FD) da USP, a Universidade de Camerino (Itália) e o Grupo de Estudos Direito e Tecnologia – TechLaw do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, realizam no dia 22 de abril, a partir das 8h, o simpósio on-line O Direito Civil na Atualidade: Uma Visão Ítalo-Brasileira. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Haverá transmissão on-line pelos canais da FDRP e do IEA-RP no YouTube.

Ao todo, 22 professores de universidades brasileiras e italianas vão discutir diversos aspectos do direito civil em ambos os países. Além das instituições organizadoras, participam palestrantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual de Londrina, Universidade de Molise (Itália) e Universidade de Fortaleza.

Entre os tópicos que vão pautar os painéis estão direito comparado, relações obrigacionais, responsabilidade pré-contratual, responsabilidade médica, direito ao esquecimento e questões ligadas a tecnologia, animais e pessoas com deficiência. A programação completa está disponível neste link. Os participantes podem obter certificado de participação ao preencherem um formulário disponibilizado no chat durante o evento.

“Nosso mais legítimo desejo, assim como de todos os palestrantes, foi o de contribuir para a reflexão e o aprimoramento do estudo do direito civil comparado e, por esse motivo, esperamos que o público encontre neste evento não um ponto final aos temas propostos, mas de partida e de incentivo a novas pesquisas doutrinárias”, afirma a professora Maria Cristina de Cicco, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Camerino e integrante do comitê científico do evento.

Para conferir a transmissão on-line acesse este link. Mais informações pelo e-mail [email protected].

**Texto de Jornal da USP