O Projeto de Lei N° 11/2026, apresentado pelo vereador Igor Oliveira (MDB), em 16 de janeiro, propõe a criação do Parque Cultural Municipal da Vila Tecnológica, em Ribeirão Preto.
O espaço, localizado na rua Américo Bíscaro, bairro Alexandre Balbo, tem o objetivo de ampliar o acesso da população a atividades culturais, artísticas, educativas, esportivas e de lazer e bem-estar, incentivando a participação da comunidade.
Além disso, o Parque Cultural deve incentivar manifestações culturais locais e regionais, promover a revitalização e a ocupação social do espaço público, fomentar a economia criativa e o turismo cultural, entre outros.
O local ainda deverá ser preparado com áreas para apresentações artísticas e eventos multifuncionais, espaços de exposição e feiras de economia criativa e salas e espaços para oficinas culturais e projetos socioculturais.
“O projeto não cria novos órgãos nem altera a estrutura administrativa da Prefeitura; ele apenas estabelece uma diretriz de política pública para um espaço já existente”, defende o vereador.
Ainda segundo argumentado pelo político, a proposta apresentada, se praticada após aprovação da maioria simples em plenário, pode gerar oportunidades para artistas locais, promover a inclusão social e favorecer o turismo.
“A par da revitalização e preservação do espaço público, a implementação proposta estimula além da convivência comunitária, fomenta a economia criativa, gera oportunidades para artistas locais e promove o turismo cultural, alinhando-se às políticas públicas de desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social de crianças, adolescentes, jovens, idosos da comunidade”, conclui.
Não há data prevista para discussão da pauta em plenário.



