A Câmara de Ribeirão Preto realizou, na noite desta segunda-feira (13), a segunda reunião pública do Fórum Municipal de Educação Especial do ano.
O encontro discutiu o Balanço da Educação Especial em Ribeirão Preto, do trabalho que vem sendo desenvolvido desde fevereiro de 2024, após liminar concedida pela justiça, determinando a contratação de profissionais especializados pela Rede Municipal.
Conduzida pelo vereador França (PSD), a reunião pública contou com a participação de membros do fórum. Também foi apresentada uma cartilha com orientações para aos pais de alunos que necessitam do atendimento de um profissional especializado.
Segundo encontro do ano
A reunião representa o segundo encontro do Fórum no ano. O primeiro, ocorrido em 1° de abril, não teve registro audiovisual a pedido dos próprios organizadores.
O encontro contou com a participação do promotor Carlos César Barbosa, que foi convidado para compor a mesa e discorreu sobre os esforços praticados pela promotoria junto ao judiciário para auxiliar os munícipes no acesso a seus direitos.
Ainda na reunião em questão, foi também tratada a necessidade da contratação de profissionais qualificados para o ensino especial no município. O Promotor ainda informou que foi concedido o pedido de um professor de apoio por sala e que havendo necessidade, novas ações serão postas em prática.
O Promotor ainda apontou que os profissionais devem ser devidamente capacitados e que o laudo deve apontar o nível de apoio psicológico do qual a criança carece para que se possa designar o profissional que lhe dará apoio. Duda Hidalgo (PT), França (PSD) e Perla Muller (PT) também participaram da reunião.
Três encontros foram registrados até o momento.