RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
Rafael Piva
Rafael Piva
Fundador da Conecta Marketing em Saúde, Rafael Piva tem mais de 15 anos de experiência em Gestão Estratégica e Marketing para Clínicas, Hospitais e Profissionais da Saúde. Atua em projetos em mais de oito estados brasileiros, em empresas como: Hospital viValle, Instituto do Câncer Brasil, Hospital de Olhos Juiz de Fora e Orthoservice, entre outros. Também possui experiências internacionais na Europa, Asia e América do Norte. Rafael é host do podcast Consultório em Foco e apresentador do Quadro Conecta + Saúde no SBT.

Como o ultrassom pode detectar doenças silenciosas

rafael piva

Em meio à correria do dia a dia, muitas pessoas negligenciam exames de rotina, sem saber que um simples exame de ultrassom pode ser a chave para detectar doenças silenciosas e salvar vidas.

A Dra. Kelly Arantes, médica radiologista e fundadora da Clínica Inova, explica como esse exame pode ser um grande aliado da saúde preventiva. “Muitas doenças graves, como câncer de mama, nódulos na tireoide e alterações hepáticas, podem não apresentar sintomas no início. O ultrassom nos permite identificar essas condições precocemente, aumentando as chances de tratamento eficaz”, destaca a especialista.

Segundo a Dra. Kelly, a acessibilidade e a segurança do ultrassom são fatores que tornam o exame indispensável. “Diferente de outros métodos de imagem, o ultrassom não utiliza radiação, o que o torna seguro para todas as idades, inclusive gestantes”, explica.

Além do pré-natal, o exame é essencial para a avaliação da saúde feminina, especialmente no rastreamento de doenças mamárias. “Muitas mulheres só buscam avaliação quando sentem um nódulo ou alguma alteração perceptível. No entanto, a ultrassonografia mamária deve ser realizada regularmente, complementando a mamografia em casos indicados”, reforça.

No caso dos homens, o ultrassom também tem papel fundamental, auxiliando no diagnóstico de problemas abdominais, renais e prostáticos. “A saúde preventiva não tem gênero. O ultrassom abdominal, por exemplo, pode detectar cálculos biliares, cistos renais e até sinais precoces de esteatose hepática, conhecida como gordura no fígado”, alerta a médica.

A Dra. Kelly enfatiza que a cultura da prevenção precisa ser fortalecida. “Infelizmente, ainda há um hábito de buscar exames apenas quando surgem sintomas. Nosso trabalho na Inova é conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde antes que os problemas apareçam, aumentando também opções de tratamento e chances de cura”, conclui.

Com tecnologia avançada e profissionais qualificados, a clínica Inova se destaca por oferecer diagnósticos precisos e atendimento humanizado. “Nosso objetivo é transformar o ultrassom em um aliado da saúde preventiva, ajudando cada paciente a viver mais e melhor”.

Ainda estamos no início do ano e é um momento propício para iniciar o seu check-up de rotina. Consulte um médico especialista e previna-se!

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.