Ipem encontra irregularidades em produtos da ceia de Natal em Campos do Jordão

Produtos analisados na cidade foram o frango temperado, queijo minas, nozes e costela suína. Três estabelecimentos foram autuados.

Ipem encontra irregularidades em produtos da ceia de Natal em Campos do Jordão
Foto: Reprodução

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) divulgou, na quarta-feira (11), o resultado da operação “Pente Fino”, promovida pela instituição para avaliar o peso de produtos da ceia de Natal em estabelecimentos comerciais de oito municípios, incluindo Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.

Leia mais notícias da região aqui.

A fiscalização, que aconteceu entre 25 de novembro e 6 de dezembro, teve como objetivo identificar irregularidades em produtos vendidos em supermercados e padarias de pequeno, médio e grande porte nas cidades e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas compras de final do ano.

O instituto selecionou para a análise itens que geralmente têm maior demanda nessa época do ano, como os diversos tipos de carnes servidos na ceia natalina, como peru, chester, codorna, tender, presunto, pernil, lombo e pescados. A checagem se estendeu a ingredientes como cereais e frutas secas e in natura e bolos, pães e panetones. 

De acordo com o Ipem-SP. foram fiscalizados 26 estabelecimentos e 197 produtos em oito cidades, sendo que, em 9% deles, foram encontradas irregularidades. Em Campos do Jordão, quatro supermercados foram vistoriados pelos agentes, com faltas encontradas em três deles.

Os produtos analisados na cidade foram o frango temperado, queijo minas, nozes e costela suína. Alguns itens tinham diferenças pequenas em relação ao que deveria ser entregue ao consumidor, porém outros representavam um prejuízo significativo. O frango, por exemplo, que deveria ter 4,1 kg, pesava 961 g a menos em um supermercado.

Os três estabelecimentos onde foram encontradas irregularidades foram multados e tem 10 dias para apresentar defesa. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Além de Campos do Jordão, as fiscalizações também aconteceram na capital paulista e nas cidades de Andradina, Araçatuba, Bauru, Birigui, Campinas e Marília.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS