Nesta semana, a TV Thathi SBT noticiou que a menina Lavinyah, de cinco anos, está voltando a andar com a ajuda de uma prótese. O item foi doado pelo centro de reabilitação em que ela está fazendo fisioterapia. Lavinyah perdeu uma das pernas após ser atropelada em frente a uma creche em São José dos Campos, no mês de abril. Em uma matéria muito especial, a repórter Beatriz Plaça foi acompanhar de perto uma das aulas de fisioterapia da menina.
Segundo a Andressa, mãe de Lavinyah, vê-la dando seus novos primeiros passos foi muito emocionante; tanto ela como a filha choraram nesse momento. Andressa conta que Lavinyah não desanimou em nenhum momento e que a expectativa é que ela possa voltar a correr. A menina disse que está bem e feliz.
Até os médicos do centro de reabilitação estão impressionados com a evolução de Lavinyah. De acordo com eles, muitas crianças sequer sobrevivem ao tipo acidente que levou à amputação feita na menina (acima do joelho).
Quando as crianças usam próteses, esses itens precisam ser trocados muito rapidamente. Isso ocorre porque o crescimento infantil é acelerado, e o tamanho da prótese precisa sempre acompanhá-lo. Tais aparelhos custam em média R$ 20 mil e, por isso, a família de Lavinyah continuará recebendo doações para arcar com a compra das futuras próteses da menina.