Mãostiqueira: projeto social usa lã antes descartada para fazer peças artesanais

Em Campos do Jordão, o projeto social Mãostiqueira utiliza lãs de ovelhas que antes eram descartadas para a produção de peças artesanais – tanto de decoração como de vestuário. Ele envolve cerca de 50 mulheres da comunidade Parque da Lagoinha, ajudando a gerar renda para suas famílias e também a reverter parte do lucro para obras sociais.

O repórter Pedro Coralia foi até a sede do Mãostiqueira para conversar com Juliana Muller, idealizadora do projeto, e também com outras mulheres que dele participam como artesãs.

Segundo Juliana, o trabalho começou em 2016, quando, por conta do advento da indústria sintética, ela descobriu que um grande volume de lãs de ovelhas de criadores locais acabava sendo desperdiçado e, conversando com eles, passou a ganhar esse material.

O Mãostiqueira desempenha um importante papel na preservação da cultura e da tradição da lã em Campos, cumpre uma bela função social para a comunidade e é uma ótima opção de passeio na cidade – há, no local, um museu da lã e também uma lojinha com as mais variadas opções de produtos produzidos artesanalmente a partir desse material. O Mãostiqueira fica na Avenida Pedro Paulo, 1.455 – Lot. Véu da Noiva.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS