Manter uma rotina saudável em meio a tanta correria é desafiador para a maioria das pessoas que eu conheço, inclusive para mim.
Sem dúvida, cuidar da saúde exige tempo, planejamento, disciplina e organização. Mas tenho percebido um movimento de complicar ainda mais algo que já não é intuitivo, inclusive por parte de alguns profissionais da saúde. Solicitar exames demais, prescrever suplementos em excesso e impor metas pouco factíveis.
Ao invés de se sentirem ajudadas e acolhidas, essas pessoas acabam se sentindo frustradas, ainda mais sobrecarregadas e dificilmente se mantêm constantes no processo.
Não é à toa que muitos desistem em meados de janeiro, fenômeno que ficou conhecido como Dia da Desistência ou “Quitters Day”.
Te convido a tentar descomplicar as coisas em 2025:
- Cuidado com as informações que você tem consumido: nem tudo o que dizem para milhões de “seguidores” vai funcionar para você.
- Não queira fazer o mais difícil, colocando metas inalcançáveis. Comece com metas diárias, ou semanais. Não dá para fazer exercícios cinco vezes na semana? Faça três. Não dá para comer saudável sete dias? Tente comer cinco. Não é porque você comeu besteira hoje que você não é saudável.
- Entenda que, para sua saúde, de um modo geral, não interessa o que você fez por um mês, mas o que você fez – ou deixou de fazer – ao longo de anos!



