Obesidade pode aumentar chances de ter câncer de mama  

O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres e o que mais as coloca em risco de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Em entrevista ao “Jornal Novabrasil“, Dra. Andrea Pereira, médica cofundadora da ONG Obesidade Brasil, conta que há uma relação importante entre a obesidade e o desenvolvimento de, pelo menos, 13 tipos de câncer: “Entre eles o câncer de mama, que é o câncer mais comum nas mulheres aqui no Brasil, com exceção do câncer de pele. Então, realmente é algo que a gente tem que preocupar.”, diz a médica.

Ela também explica que a obesidade tem vários fatores que podem levar a um maior risco da doença: “um deles é o aumento da inflamação, pelo acesso de tecido gorduroso. Além disso, tem um aumento da insulina, que é um hormônio que pode aumentar o risco de câncer. Se tiver junto com a obesidade o sedentarismo. E a gente tem o tabagismo que aumenta o risco de câncer, o consumo de bebida alcoólica também.”

A especialista ainda ressalta que a maior parte dos cânceres de mama acontecem depois dos 50 anos. No entanto, aqui no Brasil, temos uma característica diferente, pois há uma incidência muito alta em mulheres jovens, abaixo dos 45 anos.

“Ainda não se sabe muito bem o por que isso tenha ocorrido, mas uma das hipóteses é de que esteja ligado com o aumento da obesidade no Brasil. Vale lembrar que também tem os fatores genéticos, o câncer é uma doença que tem várias causas.”, avalia a Dra Andrea.

Os exames preventivos para este tipo de doença são importantes em qualquer faixa etária, especialmente para mulheres.

Confira a entrevista completa com o jornalista Heródoto Barbeiro:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS