Conta de luz seguirá mais cara em julho; Aneel mantém bandeira amarela

A manutenção da bandeira amarela significa que consumidores residenciais, comerciais e industriais conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) continuarão pagando o adicional na fatura de energia ao longo de julho.

Os brasileiros continuarão pagando um valor extra na conta de energia elétrica em julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, nesta sexta-feira (26), a manutenção da bandeira tarifária amarela para o próximo mês, mantendo a cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A bandeira amarela está em vigor desde abril e, segundo a agência reguladora, a decisão reflete as condições menos favoráveis para a geração de energia no país durante o período de estiagem. Com a redução dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, aumenta a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo operacional mais elevado.

Na prática, a manutenção da bandeira amarela significa que consumidores residenciais, comerciais e industriais conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) continuarão pagando o adicional na fatura de energia ao longo de julho.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para informar aos consumidores, de forma transparente, as condições de geração de energia no país e os impactos desses custos nas contas de luz. Diante do cenário atual, especialistas recomendam reforçar medidas de economia, como evitar desperdícios, desligar aparelhos fora de uso e priorizar equipamentos mais eficientes

Leia também:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS