Cinco animais morreram após passarem por procedimentos de castração durante um mutirão realizado entre os dias 9 e 13 de abril, em Jacareí. A informação foi confirmada pela Prefeitura, que decidiu cancelar o último dia da ação, no domingo (13), como medida preventiva.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com a administração municipal, foi criado um Comitê de Acompanhamento para investigar o caso. A equipe é formada por representantes da Secretaria de Meio Ambiente e da empresa responsável pelos procedimentos, a Pet Mogi. Os tutores dos animais que morreram estão sendo ouvidos, e os prontuários e protocolos clínicos estão sendo analisados.
Ainda segundo a Prefeitura, todos os tutores que tinham cirurgia marcada para o dia 13 foram previamente informados sobre o cancelamento e terão os atendimentos remarcados com prioridade no próximo mutirão.
Em nota, a administração da cidade informou que a empresa contratada para a ação, a Pet Mogi, é “especializada em mutirões de castração e já realizou mais de 50 mil procedimentos, sendo mais de 2 mil em Jacareí”. Disse ainda que ” todos os protocolos veterinários foram seguidos, desde a avaliação prévia até os cuidados pós-operatórios, e que os procedimentos foram feitos por profissionais qualificados”.
O Portal THMais procurou a Pet Mogi, que informou que lamenta o ocorrido e que, após o incidente, instaurou um procedimento interno para esclarecer o que poderia ter acontecido.
“Estamos colaborando intensamente com as autoridades competentes e especialistas da área para apuração dos fatos”, completou a empresa.