Cubatão ganhará revitalização da ‘Rua das Torres’, no Jardim Casqueiro

“Antes de qualquer coisa, eu afirmo que a nova Rua das Torres será um importante marco para a Cidade de Cubatão. Ainda que não tenha ocorrido fatalidade neste espaço onde passam fios de transmissão elétrica de alta tensão, o perigo de ocorrer sempre existiu, com árvores altas próximas às torres. Quando essas árvores foram plantadas, não dimensionaram ou não se preocuparam com a questão de ser uma área altamente perigosa e a Prefeitura não pode ter ingerência por se tratar um terreno particular, pertencente à CPFL, concessionária de energia. Além disso, há questões de legislação específica e que não podemos ignorar”, ressaltou o Prefeito Ademário Oliveira ao participar do lançamento do Projeto de Requalificação do Paisagismo do Caminho das Torres de Transmissão do Jardim Casqueiro, trecho que fica entre as Ruas Espanha e Portugal.

A fala do prefeito foi logo após a apresentação do escopo das etapas prevista para a obra, evento promovido pela Prefeitura na noite de quinta-feira (16), na UME Estado de Pernambuco, unidade situada ao lado da Rua das Torres. A fala do prefeito explicou a situação do local, que abriga torres de alta tensão que distribuem energia elétrica para o bairro e outras localidades. O local nunca passou por intervenção, sendo alvo do plantio irregular de árvores altas ao longo do tempo e agora, a concessionária está implantando o projeto ‘Arborização mais segura’ em diversas cidades do Estado, incluindo Cubatão, que promove o convívio, acessibilidade, segurança e utilização de espécie de árvores adequadas em cada local em que há torres ou linhas de transmissão.

O projeto idealizado pela Prefeitura de Cubatão transforma a Rua das Torres em um espaço de convívio e lazer. “Este projeto é resultado de um ano e meio de tratativas com a CPFL. O prazo foi necessário para que se chegasse a um consenso que atenda aos anseios da comunidade e também da proprietária do espaço que corta o bairro em que estão as torres. Será um lugar aconchegante, onde as pessoas poderão frequentar com seus amigos familiares”, definiu Karla Roncete Mineiro, arquiteta, urbanista e paisagista responsável pelo projeto.

Ela explicou aos moradores que de um lado haverá uma ciclovia e do outro será a passagem de pedestre. Revelou que serão construídos bancos ao longo da calçada com guarda-sóis gigantes para proteger do sol e da chuva. Um muro de concreto com pintura em branco vai separar o limite da área em que ficam as torres, cujo caminho compreende desde a Av. Jorge Peralta até o final do bairro Ponte Nova, no qual não poderão ser plantadas árvores que atinjam mais três metros de altura depois de crescidas, internamente e externamente. Desta forma, a vegetação indicada é a de arbustos e plantas baixas. Para isso, haverá o plantio de árvores nativas como as espécies manacá-de-cheiro, jerivá, areca-bambu, além dos arbustos pingo-de-ouro, clorofito e torena. O local terá placas de aviso quanto ao perigo de transitar na área das torres de transmissão de energia.

Após as explicações iniciais para situar os presentes acerca deste acontecimento, foi feita a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Ademário, o secretário de obras Marcos Quarteiroli, e o engenheiro representante da empresa que vai executar as obras. De acordo com a Secretaria de Obras (Semob), o investimento será de R$16 milhões e a previsão de entrega é no fim do primeiro semestre de 2025.

Ademário Oliveira comentou ainda o projeto se constitui em uma obra feita para população cubatense, trazendo ganhos para o bairro em várias situações. Além de se tornar um novo espaço de lazer: muda a paisagem, muda a urbanização, qualifica o ambiente e altera para melhor o fluxo do comércio. “Essa revitalização da Rua das Torres será mais um dos destacados legados dessa Administração, assim como o Píer e tantas outras obras que estão em execução”.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Ivan Hildebrando, dos secretários Fabrício Lopes (Governo e Turismo), Claudio Barazal (Comunicação), Andrea Castro (Habitação), Halan Clemente (Meio Ambiente), Renata Almeida (Chefe de Gabinete), entre outras secretarias que compõem a Administração. Representando a Câmara Municipal, vários vereadores prestigiaram o evento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS