Dados do ministério da Previdência Social mostram que em 288.865 benefícios concedidos por incapacidade devido a transtornos mentais em 2023. Houve um aumento de 38% em relação a 2022, quando foram concedidos em 209.124 benefícios. Esses números contemplam os benefícios por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença e os benefícios por incapacidade permanente, que é a antiga aposentadoria por invalidez.
Em entrevista ao Jornal NovaBrasil, o psiquiatra pela Universidade Federal de São Paulo, o Doutor Eduardo Perin afirmou que na pandemia, muitos transtornos de humor aumentaram e com isso as pessoas tornaram-se mais suscetíveis a terem dificuldade em trabalhar.
Outro motivo é que as pessoas não tomam cuidado com a saúde mental, sem a prática de exercícios físicos, lazer ou não possuem uma boa qualidade de sono. O Home Office acaba atrapalhando as rotinas pessoais e profissionais, porque muitas vezes o empregado estendem os horários de trabalho, deixando de lado a vida pessoal.
Segundo Perin, o uso de excessivo de telas é um grande catalisador de ansiedade, pela vontade de sempre estar conectado, há uma demasia de informações diárias que deixam as pessoas cada vez mais conectadas ao virtual e alheias a ambientes presenciais.
O psiquiatra sugere como alternativa Ações Governamentais, isto é, campanhas para identificação de transtornos nas empresas e ressaltou que as pessoas não tem conhecimento de como identificar os transtornos psíquicos.
Outra solução para ajudar a tratar quem está com sinais de estresse excessivo ligados ao trabalho é melhorar a qualidade do sono, praticando higiene do sono, como também, catalisar uma boa vida social, estabelecendo uma rede de apoio de amigos e família.