A Estação Cultura recebe no dia 22 de dezembro, a partir das 19h, a estreia do documentário “Bene, o Poeta Negro”. A entrada é gratuita. O documentário, no formato curta-metragem, tem cerca de 15 minutos de duração e aborda a trajetória de Bene de Moraes, nos vários territórios do município, levando a genuína cultura popular.
O curta foi produzido e idealizado por 31 participantes do projeto “Comunica: Potencializando Culturas Locais”, realizado na cidade desde setembro. Após a exibição, haverá um espaço para depoimentos da equipe, e da turma de alunos da produção do curta.
A noite reserva, também, o lançamento da revista cultural com reportagens, entrevistas e textos escritos pelos próprios alunos do Comunica, tendo exemplares que serão distribuídos gratuitamente ao publico.
Bene de Moraes atua na cultura negra de Campinas desde os anos 1970, e trabalhou com Raquel Trindade, filha de Solano Trindade. Além de percussionista, cantor e ator, mestre Bene também faz trabalhos socioculturais na cidade.
Ainda na Estação, haverá a abertura da exposição fotográfica da artista Fabiana Ribeiro, que reúne 40 registros criados durante a atividade do Comunica na cidade. Os trabalhos ficarão expostos no saguão da Estação Cultura até o dia 31 de janeiro de 2024.
A coordenação é do Nonada Jornalismo, com produção executiva da Amora Produções Culturais e produção audiovisual do Laboratório Cisco.
Estreia do Documentário “Bene, o Poeta Negro”
Data: dia 22 de dezembro (sexta feira)
Horario: 19h
Local: Estação Cultura de Campinas. Praça Marechal Floriano, s/n. Vila Industrial. Campinas.