Botafogo perde a segunda partida consecutiva e deixa a liderança do grupo A do Paulistão

Placar de 1 a 0 para o Água Santa classificou o time de Diadema para a segunda fase do campeonato, enquanto o Botafogo fica nos 14 pontos

Imagem: Luiz Fernando Cosenzo - Agência Botafogo

Botafogo e Água Santa abriram a décima primeira rodada, da primeira fase do Paulistão 2023, jogando na tarde deste sábado (25), no Estádio Distrital do Jardim Inamar, na cidade de Diadema. O placar final foi de 1 a 0 para o time da casa. Com esse resultado, a segunda derrota consecutiva, o Botafogo permanece com 14 pontos e, momentaneamente, é o segundo colocado do grupo A.

O primeiro tempo

Sem a presença do novo técnico no banco, Adilson Batista, o Fogão foi comandado pelo auxiliar José Leão. Apesar de entrar com uma estrutura diferente da montada pelo ex-treinador, Paulo Baier, o time entrou em campo com dois zagueiros, mas não foi suficiente para alterar a forma de jogar da equipe.

O congestionamento na defesa, a posse de bola do adversário, são marcas que traduzem o estilo botafoguense. Na primeira etapa, o Água Santa teve 63% de posse bola, contra 37% do Botafogo. Foi o Água Santa quem criou as melhores chances de gol, embora também de forma tímida.

O Fogão esteve poucas vezes no campo adversário e, quando esteve, não chegou a assustar, exceção feita a um chute de Felipe Soutto, que obrigou o goleiro do time adversário, Gabriel Mesquita a uma linda defesa.

Aos 40 minutos, o árbitro Guilherme Nunes de Santana, chegou a marcar um pênalti a favor do Água Santa, mas o VAR anulou o lance, alegando impedimento do atacante Bruno Mezenga, artilheiro do time de Diadema.

A falta de criatividade do meio de campo do Fogão, aliada a uma ausência sentida de um homem gol, já que nem o artilheiro Salatiel ou mesmo Caio Dantas estejam em campo, reforçada pela falta de incisão dos alas, mantém o retrato de um time retranqueiro e acanhado.

A segunda etapa

O Botafogo começou os primeiros momentos com mais vontade, mas aos poucos, foi caindo na mesmice, deixando o adversário administrar o jogo, com mais posse de bola.

Entretanto, aos 9 minutos, Edson aproveitou um vacilo da zaga do Água Santa, chutou forte e a bola bateu no travessão.

Quando se esperava uma reação por parte do Fogão, o esquema defensor, sem criatividade alguma no meio de campo, sem força de ataque, reviveram um time desarticulado, destruidor apenas e inofensivo.

Aos 22 minutos, numa cobrança de falta, que pegou o goleiro Mateus do Botafogo um pouco adiantado, Luan Dias marcou o primeiro e único gol do jogo, que deu a vitória ao time da casa.

Nos minutos finais, o Botafogo ainda tentou alguma coisa, mas sem força, sem articulação, sem perigo.

Com a vitória, o Água Santa classificou-se à segunda fase, de forma histórica e irá enfrentar o São Paulo.

O próximo jogo do Botafogo será na quarta-feira (1), na cidade de Parnahyba, no Estado do Piauí, pela Copa do Brasil. O Fogão joga pelo empate.

No campeonato paulista, no domingo (5), às 16 horas, no Estádio Santa Cruz, em partida que pode garantir a classificação da equipe, o Pantera enfrenta a equipe do São Paulo, encerrando essa primeira fase.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS