Botafogo e São Bento fizeram a abertura da nona rodada da primeira fase, do campeonato paulista da série A1, na noite desta terça-feira (14), no estádio Santa Cruz, na cidade de Ribeirão Preto. O Pantera venceu o jogo por um a zero. A novidade esteve por conta do uniforme do time de Ribeirão, que entrou em campo com o terceiro uniforme, na cor azul, em homenagem à excursão vitoriosa do time pelas américas, no ano de 1962.
A partida
Mesmo jogando em casa, o time panterino não abriu mão do esquema tático que vem utilizando, formando uma zaga com três homens e congestionando o meio de campo, deixando apenas dois jogadores no ataque.
O resultado, nas partidas em casa, quando o Pantera tem que obter um resultado positivo, não agrada e o que se vê é um futebol pouco técnico, sem criatividade e muita obstrução de jogadas. Para acrescentar, a zaga continua falhando, principalmente nas saídas de bola, o que tem irritado a torcida presente.
No primeiro tempo desta partida não foi diferente, O que se viu foi um adversário com mais posse de bola e um Botafogo organizado apenas para destruir e pouco construir, em se tratando de arquitetura de meio campo e ataque.
Já o São Bento apresentou-se com o propósito de empatar a partida. Também congestionou o meio de campo, pouco foi ao ataque. O que se viu então, foi um primeiro tempo de raras construções de jogadas, centralizado no meio de campo, com ênfase na desconstrução. Em resumo: um primeiro tempo arrastado, chato e infinitamente desmotivador. O empate sem gols não poderia retratar melhor a narrativa da primeira etapa.
O segundo tempo
O Botafogo voltou para o segundo tempo disposto a ganhar o jogo. O técnico Paulo Baier mexeu no meio de campo, trocou o volante Mantuan pelo atacante Edson, o que deu mais ímpeto ao time da casa.
No entanto, quem foi mais perigoso no início foi o time do São Bento, que viu seu sonho de inaugurar o placar, morrer na trave do goleiro botafoguense. O Pantera não sossegou e mexeu ainda mais no time, deixando-o mais leve e com mais toque de bola, com a saída de Salatiel e Osman, para entrada de Caio Dantas e Lucas Lourenço.
As trocas deram resultado e aos 29 minutos, Edson recebe um lindo passe do meio campo, atravessa a defesa adversária e toca firme na saída do goleiro Zé Carlos, do São Bento e faz o único gol da partida.
Do momento do gol até o final da partida, o Botafogo controlou os ataques adversários que se furtaram apenas em cruzamentos na área, levando pouco perigo à meta botafoguense.
No final, com a vitória, o Pantera foi a 14 pontos e passou a liderar momentaneamente o seu grupo, já que o Bragantino entra em campo na quarta-feira (15) e pode retomar a liderança.
As próximas partidas do Fogão serão fora de casa: no domingo (19), às 16 horas, contra o São Bernardo e no sábado (25), às 15 horas, em Diadema, contra o Água Santa.