No Canindé, o Guarani teve um confronto direto contra a Portuguesa e saiu derrotado. O bugre foi punido com a ‘lei do ex’, e viu Giovanni Augusto marcar de pênalti o gol decisivo, pela nona rodada do Paulistão, no último domingo, 18. O resultado empurrou o Guarani para a zona de rebaixamento.
A Portuguesa desperdiçou a primeira chance real, e chegou abrir o placar com Douglas Borel, mas o atleta estava impedido. O gol foi anulado pelo VAR.
Pouco tempo depois, Ricardinho, outro ex-Guarani, saiu na cara de Vladimir, após bom passe de Giovanni Augusto. Ele tocou por cobertura, mas o travessão ajudou o Bugre.
Já nos acréscimos, Douglas Borel foi derrubado dentro da área por Hélder. O árbitro da partida, Flávio Rodrigues, nada assinalou, mas foi chamado ao VAR, voltou atrás na decisão e marcou pênalti. Na cobrança, Giovanni Augusto bateu rasteiro no canto esquerdo de Vladimir e fez valer a lei do ex.
Na comemoração, o camisa 10 ainda provocou o ex-clube, por onde atuou em 2022.
O Guarani ainda conseguiu criar algumas oportunidades na volta do intervalo, principalmente nos lampejos de Régis. Porém os donos da casa sempre estiveram mais próximos do segundo gol.
Paraízo precisou apenas empurrar em lance com o gol aberto, mas furou. Pouco tempo depois, Heitor, deslocado para o lado esquerdo, após a entrada de Diogo Mateus no lugar de Hélder, cometeu falta dura em Talles e foi expulso, novamente com o auxílio do VAR.
Na cobrança de falta, Eduardo Diniz obrigou Vladimir a fazer ótima defesa.
No minuto seguinte, o meio-campista Denis, da Portuguesa, recebeu o segundo amarelo e deixou as duas equipes com o mesmo número de atletas em campo. Mas o Guarani não conseguiu criar e a partida terminou assim.
Zona de rebaixamento
O resultado é ruim para o Bugre, que entrou na zona de rebaixamento pela primeira vez. Com apenas cinco pontos em nove jogos disputados, o Guarani acompanha o Santo André, com um ponto a menos em oito partidas.
Claudinei Oliveira terá a semana livre para preparar o elenco visando o São Paulo, no Brinco de Ouro, no próximo domingo, 25, às 18h.