Flávio Dino descarta intervenção federal para conter violência na Bahia

Flávio Dino (Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro da Justiça, Flávio Dino descarta a ideia de decretar uma intervenção na segurança pública da Bahia para conter a sua escalada da violência. Ele reconheceu, contudo, que a situação no estado é “altamente desafiadora”.

“Não se cogita por uma razão: o governo do estado está agindo. A intervenção federal só é possível quando de modo claro, inequívoco, o aparato estadual não está fazendo nada. É um quadro muito desafiador. O que nós fizemos foi fortalecer a presença da Polícia Federal, sobretudo visando a pacificação. No sentido amplo da palavra ‘intervenção’, claro que há, no sentido da presença. A presença está sendo ampliada, mas em parceria com o governo do estado”, disse.

O ministro fez essas declaração após breve entrevista dada na capital paulista, após participar de um evento para homenagear o padre Júlio Lancellotti com uma medalha de Ordem do Mérito.

Pelo menos 46 pessoas morreram em confronto com as forças de segurança na Bahia durante os 23 dias do mês de setembro de 2023. A maioria das mortes aconteceu durante operações policiais em bairros periféricos de Salvador.

As corporações afirmam que, dos 46 mortos, 45 eram integrantes de facções criminosas ou suspeitos de outros crimes, como homicídios, e houve troca de tiros em todas as situações. Apenas uma vítima, o policial federal Lucas Caribé, não teria ligação com a criminalidade, segundo a polícia.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS