As 15 maiores canções de Fernando Brant

Um dos principais letristas do Clube da Esquina, o compositor mineiro Fernando Brant é autor de diversos grandes clássicos da MPB. Hoje, dia em que completamos 10 anos de sua partida, preparamos uma lista com as 15 maiores canções de Fernando Brant.

Sobre Fernando Brant

Nascido em Caldas, Minas Gerais, em 1946, Fernando Brant era ávido leitor e cinéfilo, o que o fez tornar-se um grande poeta. Estudou Direito e trabalhou como jornalista, até que conheceu Milton Nascimento, em 1966, que o convidou para colocar letra – pela primeira vez – em uma melodia sua. 

Dessa parceria, nasceu um dos maiores clássicos da música popular brasileira de todos os tempos: a canção “Travessia”, lançada em 1967, ficando em segundo lugar no II Festival Internacional da Canção do Rio de Janeiro. 

Depois do sucesso de “Travessia”, Fernando Brant tornou-se um dos grandes compositores da nossa música e escreveu clássicos com diversos parceiros. Só com Milton Nascimento, por exemplo, compôs mais de 200 canções.

Juntos, eles integraram – ao lado de outros mineiros como Lô Borges e Márcio Borges, Wagner Tiso, Tavinho Moura e Beto Guedes – o Clube da Esquina, um dos maiores e mais importantes movimentos da história da música popular brasileira.

A sonoridade inovadora do Clube da Esquina trazia a fundição das inovações propostas pela Bossa Nova com elementos do jazz, do rock (principalmente dos ingleses The Beatles), da música folclórica, da música regional mineira, erudita e hispânica. 

Essas influências permeiam todo o trabalho musical do Clube: desde a composição, aos arranjos, às letras, processos de gravação em estúdio e shows. Logo, o grupo tornou-se referência de qualidade na MPB, pelo alto nível de sua performance, e por disseminar suas inovações e influência nacional e internacionalmente.

Fernando Brant, Lo Borges, Márcio Borges e Milton Nascimento, integrantes do Clube da Esquina | Imagem: Reprodução

Fernando Brant participou ativamente dos dois álbuns antológicos lançados pelo grupo: “Clube da Esquina”, de 1972, e “Clube da Esquina II”, de 1978.

Brant também desenvolveu roteiros e letras para espetáculos de balé e teatro, trilhas de filmes e novelas, e criou – ao lado de Tavinho Moura – o musical brasileiro “Fogueira do Divino”.  Nos anos 80, passou também a presidir a União Brasileira de Compositores, atuando na defesa de direitos autorais. E, em 2012, lançou o livro de crônicas “Casa Aberta”.

Infelizmente, Fernando Brant faleceu em 12 de junho de 2015 – há exatos 10 anos –  aos 68 anos, em decorrência de complicações após uma cirurgia de transplante de fígado. Mas sua memória é viva e eterna, e está guardada do lado esquerdo do peito de cada brasileiro e brasileira, como já dizia uma das canções mais famosas que compôs ao lado de Milton Nascimento: Canção da América”.

Nesta matéria especial em homenagem ao letrista, vamos relembrar este e outros dos 15 maiores sucessos compostos por Fernando Brant. As 12 primeiras são em parceria com Milton!

As 15 maiores canções de Fernando Brant

  • 1 – Travessia (1967)

    (Confira aqui a história por trás da música)

    • 2 – Canção da América (1979)
      • 3 – Maria, Maria (1978)

        (Confira aqui a história por trás da música)

        • 4 – San Vicente (1972)
          • 5 – Ponta de Areia (1974)
            • 6 – Nos Bailes da Vida (1981)
              • 7 – O Que Foi Feito Devera (1978)
                • 8 – Bola de meia, Bola de gude (1980)
                  • 9 – Raça (1979)

                    ​​https://www.youtube.com/watch?v=hik-KOAF5ng

                    • 10 – Encontros e Despedidas (1981)
                      • 11 – Canções e Momentos (1986)
                        • 12 – Coisas da Vida (1990)
                          • 13 – Para Lennon e McCartney (parceria com Lô e Márcio Borges, 1970)

                            (Confira a história da música nesta matéria especial)

                            • 14 – Paisagem da Janela (parceria com Lô Borges, 1972)
                              • 15 – O Medo de Amar É O Medo de Ser Livre (com Beto Guedes, 1978)

                                COMPARTILHAR:

                                Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

                                Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

                                NOTÍCIAS RELACIONADAS