Hoje, 30 de março, é aniversário de um dos maiores baixistas do Brasil: Bi Ribeiro.
Nascido Felipe da Nóbrega Ribeiro, no Rio de Janeiro, em 1961, Bi é – desde 1982 – baixista de uma das mais importantes bandas de rock brasileiras de todos os tempos: Os Paralamas do Sucesso.
62 anos de Bi Ribeiro
Ainda criança, Bi tornou-se amigo de Herbert Vianna, quando os dois moravam com suas famílias em Brasília, por conta dos trabalhos de seus pais. Quando voltaram ao Rio de Janeiro, para fazer cursinho pré-vestibular, os amigos – que tinham em comum a paixão pela música – decidiram formar uma banda, com Herbert na guitarra e nos vocais e Bi no baixo.
Logo que entraram na faculdade – Bi de Zootecnia e Herbert de Arquitetura – conheceram João Barone, que cursava Biologia. Não demorou muito para Barone completar a banda, ocupando a bateria. Os três largaram a faculdade e fundaram Os Paralamas do Sucesso.
Desde então, são mais de 20 álbuns e 10 DVDs lançados, além de muitos hits que embalam a nossa história, vários dos quais Bi também participa da composição, como: A Novidade (com Herbert e Gilberto Gil), Alagados (com Herbert e Barone), Melô do Marinheiro (com Barone) e O Beco (com Herbert).
Em 2001, o baixista fundou um projeto paralelo aos Paralamas – Reggae B – onde toca os grandes nomes do reggae mundial.
Quer saber essa história completa? Acesse o Acervo MPB Especial Paralamas do Sucesso. O podcast faz parte da série de audiobiografias originais da Novabrasil, uma verdadeira enciclopédia da nossa música.
Viva, Bi Ribeiro!