“Leão XIV é um papa amazônico”, diz embaixador em entrevista exclusiva

Roma/Vaticano – Em entrevista exclusiva concedida à Novabrasil diretamente da Embaixada do Brasil junto à Santa Sé, em Roma, o embaixador Everton Vieira Vargas confirmou que o Papa Leão XIV realizará sua primeira audiência com os embaixadores acreditados junto ao Vaticano nesta sexta-feira. O encontro é de caráter protocolar, mas marca o início da aproximação do novo pontífice com o corpo diplomático internacional.

“Somos cerca de 80 embaixadores acreditados, mas o número pode ser ainda maior devido aos representantes cumulativos, que também atuam em outros países como Alemanha, Suíça e França”, explicou Vargas. Segundo ele, o encontro será uma oportunidade para o Papa conhecer os diplomatas e compartilhar algumas palavras iniciais.

Leão XIV: simplicidade, clareza e sensibilidade social

O embaixador destacou qualidades do Papa Leão XIV, anteriormente cardeal Prevost, descrevendo-o como “um homem muito articulado, que se comunica de maneira clara em várias línguas, inclusive espanhol e italiano, sem sotaque”. De origem sul-americana, o novo Papa é natural do Peru, o segundo maior país amazônico depois do Brasil, o que, segundo Vargas, contribui para sua sensibilidade em questões sociais.

“Tenho grandes esperanças de que ele continuará o belo papado de Francisco, especialmente nas pautas sobre justiça social, combate à fome e atendimento aos mais necessitados”, afirmou.

Relação com o Brasil e possível visita papal

O Papa Leão XIV já esteve no Brasil ao menos três vezes e, segundo o embaixador, mantém boas relações com os cardeais brasileiros. Ainda não houve conversas em português entre os dois, mas Vargas pretende “testar” a fluência do pontífice na língua durante o encontro.

Questionado sobre uma possível visita ao Brasil, o embaixador disse que ainda não há convite formal, mas lembrou que o Santo Padre tem um convite permanente. “Espero que não demore para termos uma visita. Claro que a agenda dele no início será intensa, mas há tudo para que o sucessor de Pedro volte ao Brasil”, afirmou.

Vargas e Amorim. Foto: Novabrasil.

Inteligência artificial será tema central do novo papado

A escolha do nome Leão XIV remete ao Papa Leão XIII, conhecido por tratar de questões sociais e trabalhistas em sua encíclica Rerum Novarum. Segundo Vargas, o novo Papa sinaliza que a inteligência artificial será um dos principais temas de seu pontificado.

“O Papa Francisco já havia abordado o tema no G7 em 2023, e o Vaticano conta com estudiosos altamente qualificados, como Frei Paulo Benante, que é referência no assunto. A inteligência artificial traz benefícios, mas também riscos de exclusão. Esse é um tema importante para a Igreja e para o mundo”, destacou o embaixador.

Um pontífice com voz global pela paz

O Papa Leão XIV também tem manifestado preocupação com os conflitos ao redor do mundo. Vargas acredita que a Igreja Católica continua tendo influência significativa nos esforços por paz global.

“Essa é uma convergência entre a Santa Sé e o Brasil. Compartilhamos da mesma preocupação por um mundo mais justo, pacífico e sustentável”, concluiu.

Confira entrevista no ‘Nova Manhã’:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS