Vozes negras ecoam aqui, na novabrasil! Quarta-feira é dia de +Preta, com Adriana Couto, trazendo uma conversa cheia de afeto, ancestralidade e memórias musicais mais pretas. A convidada da semana é a ilustríssima DJ Vivian Marques.
DJ Vivian Marques sempre gostou muito de música, sonhava em ser dançarina, mas quando descobriu o hip hop ao invés de tornar-se b-girl optou por ser DJ. Aluna de DJ Kl Jay (Racionais MC’s), ela vem mostrando que talento e atitude independem de gênero.
Vivian começou com equipamento e discos emprestados para tocar nas festinhas do seu bairro. Em 2007 criou, em parceria com Tati Laser e Juju Denden, o projeto As Minas Pá que tinha como intuito influenciar mulheres a discotecar, especialmente, dentro do Hip Hop onde a maioria dos DJs são homens.

Há poucas mulheres no Hip Hop e o elemento que tem menos representação delas é o DJ. A inventividade dos sets apresentados por ela vem de uma mistura harmoniosa de estilos que levanta qualquer festa. Há espaço para Hip Hop clássico e underground, R&B, Soul, Funk’s 70 entre outras vertentes da música negra.
O gosto apurado e a boa percepção de pista, desta menina, têm rendido convites para residências e eventos pontuais, e mais, têm conquistado o respeito dos assíduos freqüentadores das baladas.
Unindo o hip hop ao empreendedorismo, DJ Vivian Marques é criadora de diversos projetos de tranformação social
Além da discotecagem e produções de festa como o Futuro do Hip Hop, DJ Vivian criou o projeto O Futuro do Hip Hop em 2009 que tem o intuito de inserir na vida de crianças e adolescentes as técnicas de mixagem, scratch e back to back. Para ocupar o tempo dos mais jovens de forma produtiva e oferecer uma opção de hobbie, diversão e até quem sabe uma profissão.
Os primeiros alunos do projeto foram os filhos de amigos que por influência familiar já tinham uma tendência a música. Desde 2009 no mês das crianças acontece à festa O Futuro do Hip Hop para dar ênfase ao talento dos pequenos, numa tarde de muita música, dança, arte, e diversão.

Em 2013 idealizou o coletivo ZOOM Mulheres em Evolusom, que tem como intuito dar visibilidade a mulheres empreendedoras do ramos da música, da cultura e da moda.
No +Preta, Adriana Couto e DJ Vivan Marques falam sobre o hip hop como ferramenta de transformação, além do empreendedorismo de impacto social.
Ouça o episódio na íntegra:
Sobre o ‘+Preta’
+PRETA coloca no dial da Novabrasil músicas cantadas e/ou compostas por artistas negros e negras brasileiras de diferentes gerações. O programa embarca na diversidade da produção contemporânea, mas não perde a chance de apresentar clássicos e raridades.
Sem preconceitos e com muito afeto o +PRETA celebra a beleza e força criativa da música brasileira a partir da experiência de uma pessoa negra.
A cada edição, um/uma artista, personalidade, ou intelectual negra divide com o público suas memórias musicais + pretas em quadros especiais como: o samba da vida, a música da família, o som revolucionário, o hit que inspirou uma mudança.
No comando do microfone, a apresentadora Adriana Couto, uma das profissionais mais conhecidas do jornalismo cultural.
Confira a playlist oficial do programa: