A cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber um dos eventos internacionais mais importantes do ano: a Cúpula dos Brics. Para facilitar a mobilidade urbana e a segurança durante o encontro, o prefeito em exercício, Eduardo Cavaliere (PSD), decretou ponto facultativo no dia 4 de julho, uma sexta-feira. Com o feriado municipal do dia 7, os servidores públicos terão um feriadão de quatro dias, exceto aqueles que atuam em serviços essenciais. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (23).
O encontro será sediado no Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo, que passou recentemente por reformas para receber as delegações. Nos dias 6 e 7 de julho, líderes de países membros do Brics — grupo atualmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã —, além de nações parceiras, estarão reunidos para discutir temas estratégicos de desenvolvimento e cooperação internacional.
Com o Brasil ocupando a presidência rotativa do bloco desde janeiro, a expectativa da Prefeitura é de que o evento injete mais de R$ 23 milhões na economia carioca, reunindo cerca de 4 mil participantes de 40 delegações. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, decisões cruciais serão tomadas durante o encontro, com foco na melhoria das condições de vida nos países envolvidos.
