Hoje, dia 16 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Voz, data que tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados com a saúde e a preservação da voz.
“Por isso uma força me leva a cantar
Por isso essa força estranha
Por isso é que eu canto, não posso parar
Por isso essa voz tamanha”
Força Estranha – Caetano Veloso (1978)
As comemorações que deram origem ao Dia Mundial da Voz começaram no Brasil em 1999, como resultado de uma iniciativa de médicos, fonoaudiólogos e professores de canto que pertenciam à antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV).
O exemplo brasileiro foi seguido por outros países, como Argentina e Portugal, e a data passou a ser reconhecida e celebrada em vários países. Nos Estados Unidos, a Academia Americana de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço reconheceu oficialmente esta data em 2002, recebendo o nome de Dia Mundial da Voz.
Em 2008, a Lei nº 11.704 instituiu oficialmente o Dia Nacional da Voz, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados com a voz para a promoção da saúde, bem como informar sobre os sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.
Segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, a voz é um comportamento que revela diversas características individuais: ao ouvir uma voz identificamos e reconhecemos uma pessoa, suas emoções, temos impressões sobre a sua personalidade, intenção e imaginamos até mesmo como é essa pessoa fisicamente:
“A voz é considerada ‘o tato à distância’, por isso descrevemos as vozes como aveludadas, ásperas, crepitantes, macias, brilhantes, coloridas, metálicas, dentre outras qualidades. Ao longo da vida, a voz se modifica naturalmente, pois acontecem mudanças na frequência fundamental, que é o número de vibrações por segundo que as pregas vocais vibram.
Essas mudanças ocorrem em virtude das transformações de crescimento e envelhecimento das estruturas responsáveis pela produção vocal. Os seres humanos vocalizam desde o nascimento (choro). Esse mecanismo de produção da voz ocorre pelo ar expiratório, que ao passar pela laringe aproxima e faz vibrar as pregas vocais.
Esse som laríngeo é ‘transformado’ e amplificado pelas chamadas ‘cavidades de ressonância’ (principalmente a boca e a faringe), que funcionam como uma espécie de filtro, que modificam e qualificam a voz.”.
27ª Campanha Nacional da Voz: “Cuide da sua voz, o Som que Acompanha Você por Toda a Vida”
Aqui na Novabrasil, a voz é um elemento primordial: seja entre nossos locutores, locutoras, jornalistas e apresentadores, seja nas vozes incríveis dos grandes artistas da música popular brasileira, que embalam a nossa programação!
Mas, e a sua voz? Você já parou pra pensar na importância dela na sua vida e na vida de outras pessoas?
A voz está presente em cada palavra dita, em cada riso compartilhado, em cada ideia exposta, em cada declaração. Ela é seu instrumento e cuidar da sua voz é cuidar de quem você é!
Neste ano de 2025, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz promove a 27ª Campanha Nacional da Voz, com o tema: “Cuide da sua voz, o Som que Acompanha Você por Toda a Vida”.
Com o objetivo de dar voz a quem cuida da voz, a ABLV traz luz para a seguinte reflexão: “A voz nos conecta, nos emociona e nos acompanha em cada fase da vida. Mas o que acontece quando ela adoece?”. Para isso, a organização convida médicos otorrinolaringologistas a compartilharem histórias de pacientes que marcaram sua trajetória. Porque, por trás de cada voz, há um profissional que a protege e preserva.
A campanha segue com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde vocal, prevenindo doenças que afetam a qualidade da voz, com foco especial no câncer de laringe.
Um dos momentos mais marcantes da 27ª Campanha Nacional da Voz é a oportunidade de compartilhar histórias inspiradoras de pessoas que enfrentaram desafios com sua voz, por meio de histórias emocionantes de especialistas e pacientes, engajando e sensibilizando o público sobre a importância dos cuidados com a voz.
Nesta data, nós gostaríamos de aproveitar para homenagear todos os profissionais da voz e que cuidam da voz. E também agradecer aos cantores, cantoras, locutores, locutoras, dubladores, dubladoras, atores, atrizes, apresentadores, apresentadoras e jornalistas por nos presentearem com suas vozes únicas e abrilhantarem nossa cultura popular brasileira!
Aproveitemos também para deixar o alerta: cuidem de suas vozes! Comam bem, durmam bem, bebam bastante água, cuidem da respiração, pratiquem exercícios físicos… tudo isso ajuda a manter a saúde vocal. Além de evitar o uso excessivo e indevido da voz, o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.
Um viva a todas as vozes da nossa música brasileira, um dos nossos maiores legados!