Uma das musas inspiradoras de Caetano Veloso, Zezé Motta lança single da música “Tigresa”; ouça

Por Sérgio Leão

Atriz e cantora há mais de 50 anos Zezé Motta sempre se dedicou à cultura no Brasil. Na ultima sexta-feira (16) foi lançado nas principais plataformas de áudio, a música “Tigresa”, gravada pela primeira vez na voz de sua própria musa inspiradora.

A faixa faz parte do álbum Perolas Negras Ao Vivo, que traz ainda as cantoras Alaíde Costa e Eliana Pittman. O álbum também ganhará um vinil que está previsto ainda para o primeiro semestre de 2024. A produção e a direção artística do disco e do show é de Thiago Marques Luiz.

Com uma carreira sólida, Zezé Motta já gravou discos e estreou shows homenageando seus compositores favoritos. Sua história com o cantor Caetano Veloso, dono de uma obra farta e repleta de boas composições, aconteceu em 1978 quando a artista lançou o LP “Zezé Motta” pela Warner. Foi ali a estreia no mercado fonográfico e lá estava Caetano, entregou “Pecado Original” para Zezé gravar.

Confira a música ‘Tigresa’ aqui

Foto: Gustavo Arrais (Divulgação)

No ano seguinte, em 1979, Zezé Motta interpretava Pecado Original no Programa Mulher 80, na TV Globo, que reuniu grandes estrelas da música brasileira. A gravação da obra por Zezé nunca mais foi a mesma depois de sua interpretação. Anos mais tarde Zezé grava “Miragem de Carnaval” a convite do próprio Caetano para o filme Tieta, de Cacá Diegues, onde também atuou como atriz.

Em 2015 uma grande surpresa. Caetano diz a Nelson Motta que foi Zezé Motta que o inspirou no clássico “Tigresa”, de 1977. Até então se dizia que Sônia Braga tinha sido a fonte inspiradora dos versos “Uma tigresa de unhas negras e íris cor de mel/ Uma mulher, uma beleza que me aconteceu/ Esfregando a pele de ouro marrom do seu corpo contra o meu.” Zezé ficou naturalmente lisonjeada com a revelação deste velho segredo da MPB.

A artista ficou feliz e lisonjeada com a inspiração e afirmou; “Foi um presente lindo no início de 2015 saber que fui a musa inspiradora de ‘Tigresa’. Sempre ouvi esse boato, e sempre fiquei tímida com o assunto.

Realmente as unhas negras da “Tigresa” sempre imaginei que fossem minhas, eu pintava as minhas unhas com um esmalte preto comprado na boutique Biba, em Ipanema, quando esmaltes coloridos ainda eram raridade, em meados dos anos 1970.

Eu fazia o estilo exótico, com os cabelos curtinhos e batom também preto. Só não trabalhei no Hair, nem namorei Caetano. Em 2015 aconteceu essa grande surpresa. Caetano disse para o Nelsinho que eu fui uma de suas inspirações nessa música. Até então se dizia que a Sônia tinha sido a fonte inspiradora dos versos. Quase tive um treco! Foi um presente lindo. Não posso reclamar da vida, não é?”, afirmou Zezé Motta.

Lembrando que a Zezé Motta será convidada do programa ‘Mesa Pra Dois’ do Rio de Janeiro, no dia 6 de março. Sintonize a Novabrasil FM 89.5. Não perca.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS