Cerca de 900 toneladas de areia são removidas dos canais de Santos

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Nos últimos dias, o cenário da praia de Santos mudou, com toneladas de areia inundando os canais próximos da orla. Por conta disto, a prefeitura começou a realizar o serviço de desassoreamento desde a segunda-feira (17).

Segundo o município, nos dois primeiros dias de trabalho, a Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), que realiza os serviços em parceria com a Prodesan, já removeu mais de 900 toneladas de areia molhada. Os três canais serão completamente desassoreados até sexta-feira (21).

De acordo com a Prefeitura Regional da Zona da Orla e Intermediária (ZOI), o serviço tem caráter de rotina, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Durante fins de semana chuvosos, quando há menor movimento de banhistas na praia, também é feito nas manhãs de sábado.

A administração explica que os trabalhos contam com o auxílio de uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e dois caminhões basculantes. Em decorrência da última ressaca, a ação ganhou o reforço da Prodesan com uma máquina Poclain (retroescavadeira hidráulica, que roda sobre esteiras), mais dois caminhões para transporte dos materiais. Ao todo são realizadas cerca de 40 viagens diárias.

Na região do canal 3, o desassoreamento é reforçado com a Poclain e seu braço extensor alongado, acelerando o processo de desobstrução. A atenção se dá por conta das redes de drenagem dos bairros Gonzaga e Boqueirão, uma vez que o canal assoreado pode causar ocorrências ao sistema que atende às ruas Jorge Tibiriçá e Pindorama.

A areia retirada dos canais 1, 2 e 3, locais comumente assoreados, é devolvida à faixa de areia dos canais 4, 5 e 6, trechos com menor volume e que sofrem com os efeitos da ressaca.

“O serviço de desassoreamento é importantíssimo para evitar alagamentos em diferentes pontos da Cidade, principalmente após períodos de ressaca”, destaca o assessor especial da Prefeitura Regional da Zona da Orla e Intermediária, Rodrigo Paixão, responsável por supervisionar os trabalhos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS