A receita de comida de boteco Costela de Ripa pode ser acompanhada de farofa de crocante, vinagrete e pão tostado.
Ingredientes
2 k de costela de ripa cortada em tiras com dois dedos de largura
Fio de azeite
Sal a gosto
Pimenta do reino
Páprica defumada
Fumaça líquida
Galho de alecrim
Galhinhos de tomilho
Coloque em uma assadeira a costela, e primeiramente regue com o azeite, polvilhe o sal a páprica e a pimenta do reino, coloque o galho de alecrim, embrulhe a assadeira com 5 voltas de papel alumínio e asse em forno 180ō por 2h.
Corte as ripas da costela, em uma frigideira coloque azeite 3 dentes de alho manteiga e um galho de azeite e tomilho, doure as costelas, sirva a seguir com os acompanhamentos.
Costela de ripa
A Costela Ripa é parte de cima do boi junto ao dorso (parte superior da caixa torácica) , tem ossos maiores e mais largos e estão todos na transversal. A carne um pouco mais seca. Apenas como curiosidade, a ripa é considerada a parte mais nobre de toda a costela traseira. Dessa maneira, quando falamos em preparos diferentes, pode apostar que cada detalhe conta muito para um resultado satisfatório e saboroso.
A costela ripa é um dos cortes favoritos dos gaúchos e uma carne premium com grande influência dos churrascos da Argentina e do Uruguai. É uma carne muito saborosa
Corte preferido dos gaúchos e com grande influência dos churrascos argentino e uruguaio é a parte mais nobre da costela do traseiro, cortada em ripas ou tiras proveniente da costela traseira do boi e garante um churrasco diferenciado e sofisticado.
Devido ao alto nível de gordura de marmoreio e à grande quantidade de carne, apresenta sabor e suculência muito interessantes, sem comparação com nenhum outro corte bovino.