Torta Holandesa – Ingredientes:
Bolacha Maria
Calda
125gr de açúcar refinado
65 gr de água
Creme Holandês
75gr de açúcar refinado
50gr de creme de leite
8 gemas peneiradas
15gr de gelatina
500gr de Chantilly
10gr de licor de chocolate
5gr de açúcar de vanille
Cobertura
200gr de chocolate meio amargo
200gr de creme de leite
Biscoito Calipso para decorar
Você sabia que a torta holandesa nasceu em Campinas?
Apesar do nome, a torta holandesa não possui origem na Holanda. A receita foi criada pela cozinheira e empresária campineira Silvia Maria do Espírito Santo na década de 1990 depois de uma viagem à Europa. Na época, ela era proprietária de um café no centro de Campinas.
Antes de ter a ideia da torta holandesa, Silvia tinha uma cafeteria chamada Café Bruges em Campinas, onde vendia doces e bolos, e foi lá onde tudo começou. A empresária, em 1990, decidiu criar uma torta usando manteiga, açúcar, ovos, creme de leite, leite, achocolatado em pó tipo Nescau e biscoito maria.
A partir deste momento, a história da torta holandesa e da Silvia Maria se uniram. Ela foi ganhando reconhecimento dos clientes e depois da cidade. Depois de um tempo, sofreu um acidente em que perdeu um ente querido e se machucou bastante, ficando com o emocional abalado. Então, para esquecer um pouco dos problemas, decidiu ir para a Inglaterra para passar uma temporada.
Quando voltou ao Brasil, estava namorando com quem seria o futuro pai de sua filha. Este foi o instante de registrar a torta, que estava começando a ficar famosa: “Ele me ligou e queria o nome da torta doce e estava com pressa. E aí eu acho que tive tanta gratidão e ainda estava recente que, do nada, como uma homenagem, falei ‘torta holandesa'”.