Caminhada sobre endometriose leva informação às mulheres de São Vicente

A Associação Endomulheres Baixada Santista e Região, em parceria com a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV), realizou uma caminhada sobre a endometriose. Com gritos de “Cólica não é mimimi. Sentir dor não é normal”, a atividade faz parte da campanha nacional “Março Amarelo”.

O percurso iniciou na Praça 22 de janeiro, e seguiu até o Píer dos Apaixonados, neste domingo (10). O objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento da endometriose.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, uma a cada dez mulheres sofre com os sintomas da doença e desconhece sua existência. “Esse evento é muito importante, porque visa a conscientização da doença. Endometriose é uma doença que acomete muitas mulheres. Já passei por essa situação. Hoje, inclusive graças à medicação, estou curada, mas sofri muito por não ter o diagnóstico correto.” relatou a participante Vanessa Carvalho de Abreu.

“A caminhada serviu para mostrar que cólica não é mimi e que sentir dor não é normal. Quero agradecer a todos que participaram hoje. Em caso de qualquer sintoma, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa.”, agradeceu Michelle Santos, secretária da Saúde.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS