Forte ventania causa estragos na Baixada Santista

Alexsander Ferraz

A noite desta quinta-feira (21) foi de muita ventania para as cidades da Baixada Santista. Rajadas de vento provocaram diversos estragos, como queda de energia, queda de árvores e estruturas pela região. A Defesa Civil emitiu um alerta que é válido até sábado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, desde a noite de ontem até o momento da publicação desta reportagem, foram recebidos cerca de 38 chamados para queda de árvores (em sua maioria, apoiadas em fiação elétrica). Outras 5 ocorrências de queda de fio energizado. O total inclui todas as cidades da região.

Santos

A Prefeitura de Santos informou que os ventos chegaram a 134,5 km/h e derrubaram pelo menos 25 árvores da cidade. Uma banca de jornal tombou na Praça Benedicto Calixto, no Boqueirão. Dois carros ficaram destruídos ao serem atingidos por árvores no bairro Aparecida. Um transformador de energia explodiu na rua Jorge Tibiriça, no Gonzaga. A Ponta da Praia ficou totalmente sem luz durante um período.

Ainda há bloqueios em 14 pontos da cidade. Equipes estão nas ruas fazendo a retiradas das árvores, limpeza e outros serviços. Os bairros mais afetados foram Vila Mathias, Marapé e Embaré.

São Vicente

Em São Vicente, outra banca ficou destruída, na Avenida Prefeito José Monteiro. A Prefeitura da cidade informou que só pela manhã foram acionados para atender mais de 15 ocorrências. Entre elas uma grave envolvendo crianças aconteceu na Avenida Brasil, no México 70. Uma parede cedeu no corredor e atingiu uma criança, um menino de 09 anos que está recebendo cuidados no Hospital do Vicentino com Traumatismo Crânio Encefálico.

O órgão informou, também, que o acumulado de chuva na última quinta-feira é de 22,2 mm e que não há notificação de desalojados.

Praia Grande

Em Praia Grande, o índice pluviométrico registrado nas últimas 72 horas foi de 84 milímetros. A Prefeitura informou que não houve ocorrências registradas relacionadas à forte ventania e chuva que atingiram a cidade na noite de quinta-feira (21), até o momento da publicação desta reportagem. Nas redes sociais, foram publicadas imagens de um teto de uma academia que teria caído devido aos ventos fortes, no bairro Boqueirão.

Guarujá

Em Guarujá, houve explosão em um transformador no Morrinhos 2. A velocidade dos ventos chegou a 106 km/h. Já o acumulado de chuva das últimas 24 horas foi de 24 mm. A equipe da Defesa Civil da cidade recebeu 16 acionamentos de queda de árvores nos bairros Enseada, Tombo, Pitangueiras, Pernambuco e Jardim Las Palmas. Não houve feridos.

Mongaguá

A Defesa Civil de Mongaguá registrou 70,5 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Até a última informação recebida da Prefeitura, foram 7 ocorrências de quedas de árvores, 2 quedas de postes de transmissão de energia e 1 destelhamento.

Itanhaém

A Prefeitura de Itanhaém ainda contabiliza os danos causados pelos fortes ventos. Segundo o órgão, há registros de diversas quedas de árvores caídas, mas a Secretaria de Serviços e Urbanização já iniciou os trabalhos de remoção das vias.

Bertioga

Segundo a Defesa Civil de Bertioga, o índice pluviométrico das últimas 24 horas foi de 60 mm. O órgão não recebeu chamados para queda de árvores ou de urgência e emergência. A Prefeitura também informou que não há desalojados ou desabrigados na cidade. As equipes estão operando dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), no nível de observação. 

Cubatão

Cubatão registrou três quedas de árvores em vias públicas (na Avenida Henry Borden, na Praça Gervasio Bonavides e na Ilha de Caraguatá). Também houve queda de galho sobre uma moradia e a rede elétrica. A Defesa Civil está monitorando as áreas de risco e realizando a limpeza das vias.

Peruíbe

A Equipe do TH+ não recebeu informações da Prefeitura de Peruíbe. A Defesa Civil Estadual afirmou que 25 árvores caíram em Peruíbe, sendo parte delas na Rodovia Coronel Rodolpho Pettená.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS