Nesta terça-feira (16), Anderson Pomini, diretor-presidente da APS (Autoridade Portuária de Santos) participou do jornal ‘Litoral Urgente’, apresentado por Luciano Faccioli, e comentou sobre as principais novidades que incluem o Porto de Santos.
O assunto começou sobre as novas regras para regular a chegada de cargas rodoviárias. Agora é necessário um agendamento para que esses caminhões entrem no complexo portuário. Anderson explicou que o objetivo é evitar o conflito entre a logística e as cidades. Diariamente, Santos recebe cerca de 15 mil caminhões, e por este motivo, há necessidade de um controle. Dessa forma, assim que for emitida a Nota Fiscal da carga, o caminhoneiro terá 6 horas para chegar ao Porto e descarregar. Caso a NF esteja num circuito de até 300 km, o caminhoneiro terá apenas 3 horas. Essa mudança começa a valer a partir de junho deste ano.
Faccioli também abordou sobre o tão esperado Túnel Santos-Guarujá. Esta semana acontecerão três audiências públicas, abertas à população, dando a oportunidade de sugestões, de modificações, e observações do projeto. Nesta quarta-feira (17), será na Associação Comercial de Santos (localizada na R. Quinze de Novembro, 137 – Centro), das 9h às 17h. Na quinta-feira (18), outra audiência acontecerá em Guarujá, no Teatro Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba), das 9h às 17h. Já na sexta-feira (19), a sede da Autoridade Portuária (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/n – Macuco) é quem receberá o evento.
Anderson Pomini comentou sobre a integração entre a Prefeitura de Santos e a Autoridade Portuária no monitoramento de algumas regiões da cidade: “São milhares de câmeras, e a prefeitura tem a necessidade de resgatar essas imagens, contar com essa imagem em tempo real, justamente para que realize as suas ações, para segurança, para o controle do tráfego de veículo, e principalmente para a boa logística, pensando inclusive nos caminhões que a gente pretende organizar (comentado anteriormente).”.
O bate-papo foi finalizado falando sobre a dragagem que está sendo realizada no canal do Porto para a passagem de navios maiores. “Anunciaremos agora no segundo semestre, o aprofundamento de todo o canal. Hoje é de 15m, a gente recebe os navios 366 (grande porte), mas hoje nós precisamos contar com a maré. Com esse aprofundamento para 16m, e na sequência para 17m, nós receberemos a qualquer tempo esses grandes navios no porto de Santos.”, explicou Pomini.