As técnicas, segredos e sabores gastronômicos sempre foram paixões da cubatense Bruna Ferreira, 29 anos, que vai participar da nova edição do ‘Que Seja Doce’, disputa culinária do canal GNT. A participação da cubatense será exibida nesta segunda-feira (22), às 20h45. Entre as mais de 2 mil inscrições, Bruna foi uma das escolhidas para a disputa televisionada.
A confeiteira explica que o interesse pelo ramo surgiu por dois fatores: era fã número um da cozinheira e apresentadora Palmirinha, além de acompanhar a mãe – e companheira de reality show – Eliza Ferreira na cozinha. Em 2007, aos 12 anos de idade, Bruna decidiu vender doces. Mesmo com a hesitação da mãe, persistiu, percorrendo as avenidas da cidade com uma cesta de bombons – na época, acompanhada pela prima de apenas 6 anos. “Um momento marcante foi quando um senhor, observando meu esforço, decidiu comprar todos os doces. Isso reforçou minha determinação e confiança no talento culinário”, relembra.
Apesar das habilidades gastronômicas, Bruna seguiu os conselhos da família e focou nos estudos, formando-se na UME Padre José de Anchieta, no Parque Fernando Jorge, e seguindo para o ensino superior; no entanto, seu destino estava intrinsecamente ligado a culinária. Em 2016, desempregada, decidiu compartilhar a rotina em páginas da internet, criando conteúdos que misturavam receitas e desafios na cozinha.
Um novo (e doce) capítulo
O ano de 2021 marcou a jornada da cubatense, quando se inscreveu para participar do programa ‘Que Seja Doce’, do GNT. No mesmo período, decidiu que deveria ampliar o investimento em sua presença digital – tanto que, no ano seguinte, suas plataformas explodiram em popularidade. Atualmente, Bruna reúne 370 mil seguidores, além de colaborar com marcas e empresas, monetizando sua paixão pela culinária.
“Dois anos antes, em 2019, me inscrevi para participar do programa ‘Que Seja Doce’. O convite surgiu inesperadamente: em 2023, recebi uma ligação para participar da triagem de participação no reality”, conta. E deu certo: Bruna Ferreira, acompanhada da mãe, se tornou uma das 120 participantes selecionadas para a edição que tem capítulo exibido nesta segunda.
Hoje em dia, Bruna é uma conhecida instrutora de confeitaria, ministrando aulas presenciais e on-line, além de criar conteúdo para as redes sociais. Com duas pós-graduações em andamento, ‘Confeitaria e Panificação’ e ‘Docência’, um de seus sonhos é compartilhar conhecimento na Fábrica da Comunidade, no município, completando assim o ciclo que começou desde o berço, onde sua paixão pela gastronomia foi cultivada. Bruna e Eliza não são as únicas representantes da Baixada Santista no programa. O ‘Que Seja Doce’ ainda conta com participação da confeiteira praia-grandense, Angela Gomes dos Santos, de 25 anos, proprietária do ‘Angela B. Cakes’.