Não é história de pescadora: desta vez, as mulheres foram as campeãs do Torneio de Pesca da Tainha no Rio Cubatão que aconteceu neste domingo (21). Os peixes demoraram a aparecer, afinal os pescadores amadores estavam de plantão desde 7h. A disputa teve início às 10h e apenas na reta final, às 14h21, Maria José Santos, moradora da Vila Natal, fisgou o primeiro peixe da competição. A tainha de 34cm garantiu a Maria José troféu na categoria ‘Primeiro peixe’. Na sequência, Luciana dos Reis pescou o segundo, com 35cm, levando a premiação de ‘Maior Peixe’.
Às 15h, conforme o regulamento do Torneio, se encerrou o período de competição e pela primeira vez na história duas mulheres conquistaram os troféus das quatro categorias: Primeiro Peixe, Maior Peixe, Menor Peixe e Maior Quantidade Pescada. No total, 70 pessoas de diversas cidades da região participaram da disputa realizada às margens do Rio Cubatão. O Torneio é tradicional e acontece há duas décadas na comunidade do Beira-Rio. O evento integrou a programação oficial dos 75 Anos de Emancipação Político-Administrativa de Cubatão.
Para o secretário de Turismo Fabrício Lopes, a atividade foi, sobretudo, uma grande celebração que reuniu famílias da cidade e visitantes. “O dia se tornou mais especial por contemplar duas mulheres pescadoras e celebrar o fato de mais um ano termos a oportunidade de pescar no nosso Rio Cubatão, pela sua importância e seu simbolismo. Nosso propósito principal foi alcançado: reunir amigos, famílias e turistas”, enfatizou Lopes. Ao final, a organização do evento também realizou uma homenagem especial para Gilson dos Santos, entusiasta e coordenador geral do torneio.