Uma programação especial marcará o domingo (12), Dia das Mães, em dois cemitérios municipais de Santos (Areia Branca e Filosofia). Além de missas alusivas à data, haverá apresentações musicais durante todo o dia, com repertório variado e interação com o público, que poderá solicitar músicas que remetam a lembranças dos entes queridos.
Durante o intervalo das missas também serão realizadas evangelização e distribuição de publicações por Testemunhas de Jeová (confira programação completa abaixo). Por conta dos serviços de manutenção interna e obras do VLT no entorno, o cemitério do Paquetá não contará com eventos neste ano.
O atendimento administrativo nas necrópoles será realizado das 7h às 17h, de forma ininterrupta, oferecendo informações gerais, localização de sepultados, entre outros detalhes. A organização do evento é da Coordenadoria dos Cemitérios (Cocem), unidade pertencente à Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).
Em preparação para a data, a Cocem realizou uma série de intervenções de zeladoria nesta semana. Os trabalhos contemplaram raspação, caiação, roçada dos matos, lavagem dos pisos e poda de árvores. Os serviços nas necrópoles são realizados por servidores públicos, empresas terceirizadas e reeducandos. As ações contam com apoio das prefeituras regionais da Zona Noroeste e do Centro Histórico, da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) e da Terracom.
Segundo o coordenador da Cocem, Joseilson Galvão, a programação visa trazer à tona a conexão entre filhos e mães, bem como a ativação de emoções nesta data especial. “As missas e as apresentações musicais vão proporcionar um ambiente agradável e um dia inesquecível para todos os presentes”, concluiu.
Confira abaixo a programação completa:
Areia Branca: 9h – Celebração de missa com o Padre Paulo Vitor, da Paróquia Santa Margarida Maria; Apresentações musicais: Antônio Ferreira e Roberto Bendas.
Filosofia: 8h – Celebração com o Padre Luis Alfonso, da Paróquia São Tiago Apóstolo; 10h – Celebração com o Padre Denilson; Apresentações musicais: Cláudio Ricardo, Bheto Alves e Viviane Davoglio.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá também intensificou a zeladoria nos três cemitérios municipais, em uma ação preparativa para receber os cidadãos que prestarão homenagens a seus entes queridos. A data é a segunda do calendário anual que mais recebe visitantes em Guarujá, ficando atrás apenas do Dia de Finados, em 2 de novembro.
O secretário municipal de Operações Urbanas, Alex Monteiro, salienta que o serviço corrobora para uma recepção ainda melhor aos munícipes. “Anualmente, no Dia das Mães, recebemos cerca de 30 mil pessoas nos três cemitérios municipais. A expectativa desse ano é o mesmo número. As pessoas reservam esse tempo para relembrar um ente querido e é nosso dever zelar pelos espaços e oferecer conforto a todos”, declarou.
Juntos, os três cemitérios municipais têm capacidade para pouco mais de 14 mil sepulturas. A maior parte está no Cemitério da Consolação, que conta com mais de 6.100 túmulos, seguido pelo da Saudade, com quase 5 mil e pelo Jardim da Paz, com pouco mais de 3 mil jazigos.
Confira os endereços:
Cemitério da Consolação – Avenida Presidente Vargas, 941/971 – Parque Estuário (Vicente de Carvalho);
Cemitério da Saudade – Rua Sílio Rollin, s/n – Vila Júlia
Cemitério Jardim da Paz – Avenida Lydio Martins Correa, 365/571 – Morrinhos