RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Servidores públicos de Praia Grande fazem greve na entrada da cidade pedindo por reajuste salarial; VÍDEO

Servidores públicos de Praia Grande iniciaram no começo da manhã desta sexta-feira (21), uma greve, na entrada da cidade, após a administração municipal não apresentar proposta de reajuste salarial para a categoria. Com placas com dizeres “Não vai ter arrego, ou dá nosso aumento ou tiramos seu sossego”, os trabalhadores se manifestam contra a decisão da prefeitura.

No dia 11 de março, os servidores públicos já haviam se reunido em frente ao Paço Municipal, pedindo pelo reajuste salarial, visto que a data base é em janeiro, e até o momento o Sindicato dos Trabalhadores Municipais não havia recebido proposta oficial. Em reunião entre o presidente da categoria Adriano Pixoxó, secretários municipais, e o prefeito Alberto Mourão, ficou acertado que uma proposta seria apresentada no dia 14, para ser discutida em assembleia na última segunda-feira (17).

A categoria, porém, foi surpreendida com um valor de zero reajuste salarial apresentado pela administração municipal por meio de um ofício, e os presentes na reunião votaram a favor da deflagração da greve para esta sexta-feira (21).

De acordo com o advogado do sindicato, Sérgio Boscayno, o documento da Prefeitura de Praia Grande deixa claro que o prefeito Alberto Mourão, não pretende reajustar o salário dos servidores neste exercício vigente, bem como nos próximos dois.

De acordo com a diretoria do sindicato, a greve não tem prazo para o término. A Justiça já definiu a data para a negociação, que acontecerá no próximo dia 25, terça-feira.

No local, além de gritarem por seus direitos, os trabalhadores também se uniram para arrecadarem alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para aposentados e pensionistas. Estes também vêm enfrentando problemas referente a falta de correção do valor do cartão-alimentação para os que ganham um salário mínimo.

A Equipe do TH+ entrou em contato com a Prefeitura de Praia Grande sobre qual seria o posicionamento atual referente ao assunto com o início das manifestações, e a pasta se pronunciou em nota:

“A revisão geral dos servidores sempre ocorreu na mesma data e a Prefeitura está respeitando os prazos. A Administração Municipal mais uma vez desmente os boatos de que não haverá reajuste neste e nos próximos dois anos que seguem. A Prefeitura respeita o direito à greve e também respeita o direito do cidadão de acesso e utilização aos serviços púbicos, tanto que para evitar que a paralisação prejudicasse a rotina dos moradores com interrupções dos serviços, recorreu à Justiça para solicitar a manutenção dos serviços públicos ofertados no Município. A determinação do TJ é para que haja 70% dos servidores em atividade, evitando-se o colapso da prestação de serviços públicos, especialmente com relação aos essenciais de saúde, educação, trânsito e segurança e a Prefeitura está apurando a falta de cumprimento desta determinação. O impacto maior ocorre na área da educação, em que algumas escolas estão dispensando os alunos de tempo integral por falta de profissionais na cozinha; e na saúde, no Centro Especializado em Reabilitação (CER) com ausência de alguns profissionais e remarcação de atendimento. A Prefeitura segue apurando a situação e cumprimento da determinação da justiça.”

Reprodução – Instagram Sindicato de PG

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS