Irã desiste da Copa do Mundo de 2026 em meio à guerra

O governo do Irã anunciou que a seleção nacional não participará da Copa do Mundo de 2026, marcada para acontecer nos Estados Unidos, Canadá e México. A decisão foi confirmada pelo ministro do Esporte do país, Ahmad Donyamali, que afirmou que o cenário de guerra e a crise diplomática com os Estados Unidos tornaram inviável a presença da equipe no torneio.

Segundo o ministro, o conflito recente — que incluiu ataques militares e a morte do líder supremo iraniano, Ali Khamenei — criou um ambiente de insegurança para atletas e delegações. Donyamali declarou que, diante da situação e do fato de os Estados Unidos serem um dos países-sede do Mundial, não há condições para que a seleção iraniana dispute a competição.

Classificado para o torneio e sorteado no Grupo G ao lado de Bélgica, Egito e Nova Zelândia, o Irã agora abre uma vaga na competição. A decisão ainda pode gerar sanções da FIFA, incluindo multa e a definição de um substituto para ocupar o lugar deixado pela equipe na Copa de 2026, que será a primeira edição do torneio com 48 seleções.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS