Após reestruturação, Portuguesa Santista conquista Copa Paulista e volta ao cenário do futebol nacional

Felipe Moreira
Felipe Moreira
Felipe Moreira é um apaixonado por esportes, sobretudo futebol. É formado em Direito e cursa jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.
Créditos: Divulgação/Douglas Teixeira (Agência Briosa)

No último sábado (14), a Portuguesa Santista foi a São José dos Campos para jogar o segundo jogo da final da Copa Paulista 2023, contra o São José. A Briosa buscou o resultado no finalzinho da partida e sagrou-se campeã do torneio pela primeira vez.

Como foi a grande final

O jogo de ida foi disputado no último dia 8, no estádio Ulrico Mursa, em Santos. O duelo foi difícil, principalmente por conta da forte chuva que caiu durante quase todo o jogo e prejudicou bastante o gramado, de modo que os times não conseguiram criar muitas chances de gol.

Quando parecia que o jogo terminaria 0x0, faltando apenas dois minutos pro final, o juiz marcou um pênalti para a Portuguesa Santista. Franco, o capitão do time, bateu sem chance para o goleiro e deu a vitória à Briosa.

Com isso, o time praiano foi à São José dos Campos podendo jogar pelo empate em busca do título inédito. Depois de mais um jogo muito disputado, mas dessa vez sem chuva, a Portuguesa Santista honrou mais uma vez o seu lema e não desistiu.

O São José vencia por 2×1 e, quando todos já estavam se preparando para a disputa de pênaltis, novamente nos minutos finais, a Briosa buscou o empate. Com o resultado, a Portuguesa Santista conquistou a Copa Paulista pela primeira vez em sua história.

Volta ao cenário do futebol nacional

Nos últimos anos, a Briosa passou por momentos conturbados, ficando de fora dos principais torneios. No entanto, a Portuguesa Santista é um clube centenário, de muita tradição no futebol e que já teve grandes times em um passado não tão distante.

Nos anos 2000, disputava a primeira divisão do campeonato paulista e dava trabalho aos grandes. Sua última grande campanha foi em 2003, sob o comando do lendário ex-jogador e ídolo santista Pepe, quando chegou na semifinal, perdendo para o São Paulo.

Entretanto, a partir de 2006, o clube começou a ser rebaixado ano após ano, amargando a última divisão do futebol paulista até 2016, quando conquistou o acesso a série A3 e saiu do fundo do poço. Agora, na A2, a Briosa tenta voltar para a primeira divisão.

Campeã da Copa Paulista, a Briosa oficializou sua escolha por disputar a Copa do Brasil em 2024, algo que não acontecia desde 2004, quando foi eliminada ainda na primeira fase pelo XV de Novembro, do então técnico Mano Menezes.

O último campeonato nacional disputado foi a Série C de 2005. Depois de 18 anos, a Portuguesa Santista retorna ao cenário do futebol nacional.

Reestruturação

Em recentes entrevistas concedidas, o presidente Sérgio Schlicht, contou que a queda vertiginosa se deu por administrações ruins que atolaram o clube em dívidas. Entretanto, na atual gestão, houve um processo de retomada que contou com o apoio de vários setores. Com um fôlego financeiro maior, o clube equalizou as dívidas, investiu no futebol de maneira mais assertiva e o resultado já pode ser visto pelo título conquistado.

Vale lembrar que além de celebrar o título inédito, a Briosa ganhará R$ 250 mil de premiação e mesmo que seja eliminada na primeira fase da Copa do Brasil, receberá, no mínimo mais R$ 750 mil. A ideia do clube é fazer bom proveito das premiações e montar um elenco forte para voltar à elite do futebol paulista.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS