Blindados da Marinha chegam em comunidade de Guarujá para combater crime organizado; VÍDEO

A região conhecida como ponto estratégico da principal facção do país no tráfico de drogas, recebeu reforço da Marinha do Brasil nesta quarta-feira (27). Moradores da comunidade Prainha, em Guarujá, litoral paulista, filmaram o momento da chegada de seis blindados.

O crime organizado da região são, em sua maior parte, responsáveis do envio de cocaína para o exterior. A chegada dos fuzileiros corresponde a uma missão da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que só pode ser acionada por ordem da presidência da república, de acordo com decreto do Governo Federal.

As missões são colocadas em prática quando as forças tradicionais de segurança pública esgotam, em graves situações de perturbação da ordem.

A comunidade da Prainha tem acesso direto ao mar, e fica perto do complexo portuário de Santos, por este motivo, a área costuma ser usada por traficantes para movimentar os entorpecentes em terra, antes de levá-los aos navios atracados no porto.

Militares da Marinha do Brasil (MB) já estão atuando há mais de 150 dias no Porto de Santos, desde o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro de 2023. A previsão é que dure até 3 de maio deste ano.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS