Dezessete cães foram resgatados em situação de maus-tratos de uma residência situada no bairro Embaré, na cidade de Santos, litoral paulista, após denúncia de vizinhos. Outros dois foram encontrados mortos. A proprietária da casa foi encaminhada à delegacia.
A ação de resgate foi conduzida pela Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e equipe da Codevida na quarta-feira (29). Nas primeiras horas de quinta-feira (30), os cães receberam atendimento clínico e cuidados emergenciais.
Os cuidados iniciais envolveram banho e tosa, avaliação dos parâmetros vitais, avaliação de castração, coleta de sangue para exames laboratoriais e microchipagem de todos os animais. Com o resultado dos exames em mãos, será possível prever o tempo de tratamento para cada um. Após reavaliação e liberação médica, serão encaminhados à adoção.
Para a coordenadora da Codevida, Jéssica Riesco, animais com histórico de maus-tratos carregam traumas que podem ser minimizados com a adoção. “Toda nossa equipe se empenhou em oferecer cuidados e atenção, mas é muito importante a conscientização das pessoas quanto à adoção de animais adultos. Sem um lar, muitos acabarão tendo como destino envelhecer em uma baia, principalmente os Sem Raça Definida (SRD). É muito importante que a população entenda que, independentemente da raça ou características, todos estes animais passaram pelas mesmas privações e maus tratos e merecem uma segunda chance”.
A administração municipal informou que a proprietária da casa foi conduzida para a delegacia para esclarecimentos. O caso está sendo investigado pela polícia.



