Na última segunda-feira (10), a equipe da Força-Tarefa de Guarujá realizou a demolição de construções irregulares em área de mata, próximo à Rodovia Cônego Domênico Rangoni. A ação, que é um trabalho contínuo da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), tem como objetivo garantir a manutenção das áreas de preservação ambiental do Município.
Além da Força-Tarefa, a ação contou com a participação da Polícia Ambiental e Polícia Militar. Foram demolidas apenas as edificações que não possuíam características de moradias, sendo um galinheiro e três construções desocupadas. Foram lavrados cinco autos de intimação para que os ocupantes deixem o local onde ainda estão morando, no prazo de sete dias, sob pena de multa e demolição compulsória.
Estas áreas são descobertas por meio de rondas preventivas e com o uso de drone. Além dos agentes da Secretaria de Defesa e Convivência Social, o trabalho conta com equipes da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb), que auxiliam nas demolições e limpeza dos locais. O Ministério Público, por intermédio da promotoria de Meio Ambiente, acompanha o cumprimento das ações do governo municipal no que tange a garantia da preservação das áreas
Na última semana, outras seis áreas foram desocupadas, incluindo o embargo de uma obra junto com a Polícia Ambiental, no bairro Jardim Virgínia, onde houve a constatação de crime ambiental, mediante a construção de uma edificação em alvenaria, em local que impede a regeneração natural da vegetação nativa em área protegida por bioma da Mata Atlântica, configurando um crime ambiental.