Um homem, que é funcionário de um condomínio de luxo localizado no bairro Pernambuco, em Guarujá, litoral paulista, precisou pular do telhado de uma casa após ser atacado por abelhas.
Durante uma limpeza no telhado da residência, as abelhas teriam rodeado o homem e o picado. Para fugir, o funcionário pulou da laje para o gramado, cerca de 3 metros de altura, mas não se feriu. Ele acionou a Guarda Civil Municipal (GCM) Ambiental.
Quando chegaram ao local, a equipe constatou que havia uma colmeia de cerca de 50 centímetros, embaixo das telhas do telhado.
As abelhas estavam com um comportamento agressivo, devido à quantidade de larvas que haviam nos alvéolos (estrutura com cera que compõe o favo, onde se armazenam o mel e o pólen).
O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) utilizou uma fumaça para agrupar as abelhas e as coletou por meio de sucção com uma caixa adaptada, que não prejudica os insetos. A colmeia também foi retirada do local e deixada em uma área de mata.
A soltura das abelhas foi realizada no Morro do Sorocotuba, na mesma cidade. É importante ressaltar que o GDA pode ser acionada sempre em casos como este, pelo número 153 da GCM.