Três homens, de 36, 30 e 25 anos foram presos e outros dois adolescentes, de 15 e 17 anos, apreendidos após ação criminosa na região onde fica a empresa USIMINAS, na cidade de Cubatão, litoral paulista.
Na manhã da última terça-feira (14), policiais civis do 1º Distrito Policial da cidade receberam um alerta do setor de vigilância da companhia, dizendo que um grupo de criminosos havia invadido a área interna para furtar o cobre, e que estavam fugindo naquele momento.
Imediatamente, os agentes se dirigiram ao local, onde abordaram o veículo que os homens utilizavam para fugir. Dentro do carro foram encontrados um pedaço de barramento de cobre pesando cerca de 19 quilos, três arcos de serra e um estilete. Durante a fuga, os criminosos ainda abandonaram diversos materiais do metal, que também foram apreendidos, somando 338 quilos. Os cinco integrantes foram levados para a delegacia.
Este veículo utilizado na fuga já havia sido identificado anteriormente, visto que os policiais realizam investigações constantes na região, visando combater o furto frequente de fios de cobre.
Foram realizadas diversas diligências antes deste dia, com o intuito de identificar os envolvidos no esquema da associação criminosa, que funciona da seguinte forma: parte do grupo fica responsável por invadir a área e retirar o material de cobre, enquanto o restante dos integrantes aguarda em veículos na Rodovia Cônego Domenico Rangoni, possibilitando a fuga.
O carro também foi apreendido e passará por perícia. Os adolescentes infratores foram liberados aos respectivos responsáveis e os três homens presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.