O governador Tarcísio de Freitas cumpre uma extensa agenda no litoral nesta quarta-feira (13), com a transferência simbólica da capital paulista para Santos, em homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva. Às 14h, Tarcísio participou de um ato cívico pelos 261 anos do nascimento do patriarca da Independência do Brasil, e anunciou a criação de distrito turístico de Santos.
A área que compõe o distrito inclui o Centro Histórico (Valongo), Vila Belmiro e Mercado Municipal. Esta criação deve mobilizar investimentos público-privados de R$ 2,2 bilhões na região, e ocorrerá a modernização de 173 prédios históricos, incluindo a recuperação do Mercado Municipal.
Na ocasião, Tarcísio anunciou também o aporte de R$ 9 milhões para a implementação do Museu Ferroviário de Santos, além de ter sido entregue centenas de habitações e títulos fundiários.
Com este investimento anunciado, deverão ser implantados cerca de 700 metros de vias, aparelhos que permitem transitar de uma linha para outra, assegurando a continuidade da via, e restauro das locomotivas, vagões, carros e outros veículos de interesse histórico.
O governador também foi a Bertioga, e ainda nesta noite, às 19h, em Praia Grande, será anunciado adesões ao Sistema de Monitoramento de Áreas Suscetíveis, além da distribuição de títulos fundiários também.