Mais de 100 vítimas foram salvas em 76 ocorrências realizadas pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) durante a Operação Verão, realizada de 28 de fevereiro a 4 de março. O balanço foi divulgado pela guarnição nesta quarta-feira (5).
A ação foi realizada em colaboração com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, e em conjunto com Comando da Aviação da Polícia Militar. Esta operação teve como objetivo principal intensificar as ações de prevenção a afogamentos nas praias e regiões costeiras, além de realizar o resgate de vítimas no mar e prestar auxílio a embarcações em situação de risco, abrangendo uma série de ocorrências voltadas à segurança dos banhistas no litoral paulista.
Durante o feriado, a operação mobilizou mais de 450 profissionais diariamente, contando com o suporte do efetivo administrativo, Guarda-Vidas temporários e da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (DEJEM). Essa estrutura organizacional permitiu um reforço significativo nas equipes e uma cobertura abrangente
nos setores de prevenção. Adicionalmente, foram empregadas três aeronaves do Comando da Aviação da Polícia Militar (CavPM), 12 Unidades de Resgate e Salvamento, nove Botes de Salvamento Aquático, nove Motos Aquáticas, 25 Quadriciclos e uma lancha, garantindo assim um aumento substancial na segurança nas praias.
No período da Operação Carnaval foram registradas 76 ocorrências de salvamento, resultando em 114 vítimas salvas e dois óbitos.
Salvamentos
Em Itanhaém, na Praia dos Pescadores, na segunda-feira (3), uma pessoa acenou para o Helicóptero Águia, informando sobre um afogamento. Imediatamente, a equipe atuou no salvamento de um idoso, de 81 anos, se encontrava em parada cardiorrespiratória.
Enquanto a vítima era estabilizada pela equipe, o apoio médico chegou ao local e transportou a vítima até a
Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA). Durante o percurso, a equipe médica utilizou um Desfibrilador Externo Automático (DEA). Após a leitura do aparelho, foi recomendado um choque, que foi administrado, mas não houve retorno dos batimentos cardíacos. A Unidade de Resgate e Salvamento, então, continuou o deslocamento até a UPA de Itanhaém.
Apesar do atendimento médico, o idoso não resistiu e veio à óbito. Segundo a guarnição, ele teria entrado no mar com o sobrinho, que também se afogou mas conseguiu sair da água, momento que acenou pedindo socorro.
No mesmo dia, em Guarujá, o Centro de Operações do Grupamento de Bombeiros Marítimo acionou, por meio da rede rádio, a aeronave Águia-9 do CAvPM (Comando da Aviação da Polícia Militar) para atendimento a uma vítima de afogamento na Praia Branca. A guarnição do Bote de Salvamento Inflável já se encontrava no local, onde a vítima havia sido resgatada das águas por banhistas.
Após uma avaliação inicial, foi constatado que a vítima, de 23 anos, apresentava parada cardiorrespiratória em decorrência do afogamento. De imediato, foram iniciadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar e em seguida, foi realizado o transporte para os cuidados da equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que a conduziu ao hospital de Bertioga para atendimento médico adicional. Não há maiores informações sobre o estado de saúde do paciente.



