RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Grupamento de bombeiros marítimo finaliza Operação Carnaval com mais de 100 vítimas salvas em praias do litoral de SP

Foto: Reprodução

Mais de 100 vítimas foram salvas em 76 ocorrências realizadas pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) durante a Operação Verão, realizada de 28 de fevereiro a 4 de março. O balanço foi divulgado pela guarnição nesta quarta-feira (5).

A ação foi realizada em colaboração com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, e em conjunto com Comando da Aviação da Polícia Militar. Esta operação teve como objetivo principal intensificar as ações de prevenção a afogamentos nas praias e regiões costeiras, além de realizar o resgate de vítimas no mar e prestar auxílio a embarcações em situação de risco, abrangendo uma série de ocorrências voltadas à segurança dos banhistas no litoral paulista.

Durante o feriado, a operação mobilizou mais de 450 profissionais diariamente, contando com o suporte do efetivo administrativo, Guarda-Vidas temporários e da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (DEJEM). Essa estrutura organizacional permitiu um reforço significativo nas equipes e uma cobertura abrangente
nos setores de prevenção. Adicionalmente, foram empregadas três aeronaves do Comando da Aviação da Polícia Militar (CavPM), 12 Unidades de Resgate e Salvamento, nove Botes de Salvamento Aquático, nove Motos Aquáticas, 25 Quadriciclos e uma lancha, garantindo assim um aumento substancial na segurança nas praias.

No período da Operação Carnaval foram registradas 76 ocorrências de salvamento, resultando em 114 vítimas salvas e dois óbitos.

Salvamentos

Em Itanhaém, na Praia dos Pescadores, na segunda-feira (3), uma pessoa acenou para o Helicóptero Águia, informando sobre um afogamento. Imediatamente, a equipe atuou no salvamento de um idoso, de 81 anos, se encontrava em parada cardiorrespiratória.

Enquanto a vítima era estabilizada pela equipe, o apoio médico chegou ao local e transportou a vítima até a
Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA). Durante o percurso, a equipe médica utilizou um Desfibrilador Externo Automático (DEA). Após a leitura do aparelho, foi recomendado um choque, que foi administrado, mas não houve retorno dos batimentos cardíacos. A Unidade de Resgate e Salvamento, então, continuou o deslocamento até a UPA de Itanhaém.

Apesar do atendimento médico, o idoso não resistiu e veio à óbito. Segundo a guarnição, ele teria entrado no mar com o sobrinho, que também se afogou mas conseguiu sair da água, momento que acenou pedindo socorro.

No mesmo dia, em Guarujá, o Centro de Operações do Grupamento de Bombeiros Marítimo acionou, por meio da rede rádio, a aeronave Águia-9 do CAvPM (Comando da Aviação da Polícia Militar) para atendimento a uma vítima de afogamento na Praia Branca. A guarnição do Bote de Salvamento Inflável já se encontrava no local, onde a vítima havia sido resgatada das águas por banhistas.

Após uma avaliação inicial, foi constatado que a vítima, de 23 anos, apresentava parada cardiorrespiratória em decorrência do afogamento. De imediato, foram iniciadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar e em seguida, foi realizado o transporte para os cuidados da equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que a conduziu ao hospital de Bertioga para atendimento médico adicional. Não há maiores informações sobre o estado de saúde do paciente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS