Instituto de Santos abre inscrições para projetos de enfrentamento de mudanças climáticas em comunidades; Vencedores receberão bolsa auxílio

O Instituto Procomum (IP), em parceria com a organização africana Surge Africa, abre inscrições para o LAB Narrativas Climáticas – Baixada Santista, uma iniciativa com foco na inovação cidadã que visa selecionar propostas voltadas ao enfrentamento dos impactos causados pelas mudanças climáticas na região.

Por meio de uma chamada pública, que permanecerá aberta até 19 de abril, serão selecionadas 14 pessoas residentes na Baixada Santista, maiores de 18 anos, impactadas diretamente por problemas decorrentes da questão ambiental ou com histórico no desenvolvimento de soluções relacionadas às ações climáticas. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://lab.procomum.org/lab-narrativas-climaticas.

O grupo atuará no desenvolvimento de três protótipos que possam contribuir com o levantamento e organização de dados, divulgação de informações úteis à sociedade e projetos que tenham a defesa da vida e da dignidade como foco diante de tantos desafios em curso.

Cada selecionado receberá uma bolsa de R$ 500, alimentação e transporte para os dias de atividades presenciais, além de outros recursos para viabilizar os protótipos, que serão decididos durante a primeira etapa do projeto e contemplarão três categorias: ativismo digital, internet e cooperação internacional, especialmente entre o Brasil e países africanos; dados e ciência comum, voltada para a democratização do acesso à informação e produção de
conhecimento aberto e colaborativo; e narrativas, arte e ativismo, com o uso de linguagem artística para criação de obra ou fortalecimento de coletivo artístico que já realiza ações voltadas para as mudanças climáticas.

O IP estimula a participação de lideranças comunitárias e moradores de áreas atingidas pelas chuvas, profissionais e estudantes universitários de áreas como gestão ambiental, arquitetura, design, comunicação e ciências sociais, entre outros. Além disso, busca fortalecer, ações e criações de mulheres, afrodescendentes, indígenas e população LGBTQIPN+.

Etapas
Três iniciativas escolhidas em decisão colaborativa entre os próprios participantes, já na primeira etapa do projeto, serão realizadas durante o LAB. Para isso, o grupo contará com apoio de metodologias de facilitação tanto na definição, como na execução das propostas.

A atividade terá uma imersão inicial com a participação de mentores e convidados, além de seminário e oficinas entre os dias 8 e 11 de maio, na sede do Lab Procomum (R. Sete de Setembro, 52 – Vila Nova – Santos). A partir destes primeiros encontros, cada grupo organizará o desenvolvimento de seu protótipo, contando com a estrutura do LAB Procomum e mentorias pré-agendadas.

“Vivemos em uma região altamente impactada pelas mudanças climáticas. Tanto pelo aumento do nível do mar, pelas fortes chuvas que ameaçam a vida e a dignidade das pessoas com deslizamentos e enchentes, e também pelos impactos das atividades industriais e portuárias. Com o LAB Narrativas Climáticas, queremos criar protótipos que causem impacto nos meios de comunicação, nas ruas e nos poderes público e privado”, afirma Isabella Luz, Gerente de Comunicação e Desenvolvimento Institucional do Instituto Procomum.

Desde 2019 o Instituto Procomum atua no fortalecimento de ideias, projetos e intervenções ligados à adaptação climática, centrando esforços nas pessoas que mais sofrem com seus efeitos. No ano passado, por exemplo, foi realizado o LAB Tempestade – Baixada Santista, que resultou na criação de quatro projetos: Mangue Lambe (colagem de lambes informativos na área continental de São Vicente); Vigilante Temporal (articulação comunitária e instalação de dispositivo automatizado com sensores de alerta para níveis de chuva), Escuta-Clima (encontros
e oficinas a partir da cultura de prevenção); e um Manual Prático de Permeabilidade Urbana.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS