Na noite desta quarta-feira (29), o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil estadual emitiu alerta de nível extremo para o município do Guarujá, litoral paulista, devido às fortes chuvas que atingiram a região. A prefeitura também acionou a sirene de emergência instalada na Barreira do João Guarda. A medida preventiva é adotada para proteger a população caso haja alguns deslizamento de terra.
O alerta nível extremo, enviado a todas as pessoas que possuam um aparelho celular com tecnologia 4G ou 5G, foi tomado levando em consideração o volume de 112mm de chuva registrado nas últimas 24h.
Em 2020, a cidade sofreu com um grave deslizamento que deixou mortos e pessoas feridas. Assim que a sirene foi acionada, e a comunidade atendeu prontamente ao chamado. Os moradores se abrigaram na Escola Municipal Sérgio Pereira, próximo ao Morro da Barreira do João Guarda. No momento apenas uma família se encontra no local.
Foram registradas 11 ocorrências, com três deslizamentos leves de terra, sendo dois no Morro da Vila Baiana e outro na Barreira do João Guarda, além de algumas casas com trincas, que passam por avaliação da Defesa Civil. Uma criança foi socorrida no Morro da Vila Baiana com leves escoriações e passa bem.
Segundo a administração municipal, o município segue em estado de atenção. Em caso de emergências, ligue:
– Defesa Civil – 199
– Corpo de Bombeiros – 193
– Samu – 192
– GCM – 153
– PM – 190



