ALERTA LARANJA! Novo temporal se aproxima da Baixada Santista na noite desta quarta-feira

Foto: Reprodução

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo e outro laranja para todo o litoral de São Paulo e outras regiões do estado, válidos para o começo da noite desta quarta-feira (19) até a manhã de quinta (20). Por este motivo, a Baixada Santista deve seguir em estado de atenção, visto que a última noite causou caos e grandes estragos em diversos pontos da região.

O alerta amarelo avisa sobre possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h). Já no laranja, a situação pode se agravar ainda mais, com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos (60-100 km/h).

Em ambos os casos, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Nestes casos, é recomendado que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é importante evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A cidade de Santos também publicou que segue em alerta máximo em virtude da forte chuva que atingiu a cidade. O acumulado em fevereiro chegou a 289,2 mm, ultrapassando a média história do mês (287,5 mm). Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Franco Cassol, a chuva forte e volumosa, de alta intensidade, como tempestades com raios, trovões e ventos, é típica de verão. “A expectativa agora é de que tudo se estabilize, apenas com chuvas passageiras e isoladas, no fim da tarde desta quarta-feira (19), causadas pelo calor excessivo. Porém, essas chuvas de verão podem se intensificar de volume na quinta, sexta e sábado. Não esperamos uma chuva tão volumosa como a da última terça-feira (18), mas estamos em alerta”.

Em caso de emergências, ligue:

* Defesa Civil – 199
* ⁠Corpo de Bombeiros – 193
* ⁠Samu – 192
* ⁠GCM – 153
* ⁠PM – 190

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS