Segundo caso de malária em tripulante de navio atracado em Santos é confirmado

Mais um tripulante de navio ancorado na Barra de Santos, litoral paulista, precisou de atendimento médico por ser diagnosticado com malária. Já são dois internados no Hospital Beneficência Portuguesa. Ambos estavam em embarcações graneleiras com a bandeira das Ilhas Marshall, e são vindas da Nigéria e Costa do Marfim.

Este segundo caso foi confirmado no domingo (7). Com dor no corpo, febre, dormência nas mãos e dificuldade de respirar, o tripulante precisou ser desembarcado para atendimento e permanece internado.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi determinada a desinsetização das duas embarcações e a testagem dos demais tripulantes, “o que ainda não ocorreu devido ao mau tempo, impossibilitando a ida a bordo da equipe laboratorial”.

Primeiro caso

O primeiro tripulante teve seu diagnóstico confirmado na quinta-feira (4). Um filipino, de 27 anos, foi internado no hospital Beneficência Portuguesa, em Santos. O profissional estava embarcado em um navio de bandeira nigeriana, que está atracado no Porto de Santos, quando começou a apresentar febre, fortes dores de cabeça e fadiga.

Em nota, a Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que comunicou aos órgãos competentes um caso positivo de tripulante com malária na embarcação Genco Picardy DUV 29086/2024, proveniente da Nigéria, de onde saiu em 20 de junho.

De acordo com a publicação, assim que a APS foi informada do caso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), repassou as informações aos órgãos de saúde municipal, estadual e ao terminal de atracação (CLI) a ocorrência de doença a bordo.

A APS ainda disse que, solicitou que os demais tripulantes do navio realizassem uma avaliação clínica e, além disso, desinsetização da embarcação.

Malária

A malária é uma doença infecciosa causada por um parasito do gênero Plasmodium, que é transmitido para humanos pela picada de fêmeas infectadas dos mosquitos Anopheles (mosquito-prego).

Os sintomas mais comuns são:

  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Calafrios
  • Tremores
  • Sudorese
  • Cansaço
  • Náuseas/Vômitos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS